EM PIRACICABA (SP) 27 DE SETEMBRO DE 2022

Em requerimento, vereador cobra desenterramento de trilhos de trem

Trevisan é autor de propositura que reitera pedido de informações sobre os trilhos e o “Pontilhão da Paulista” que, segundo ele, estão enterrados no pátio da Sema




Toque na imagem para aumentar

Em requerimento, vereador critica adiamento do desenterramento por cinco meses

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Foi aprovado, nesta segunda-feira (26), durante a 45ª reunião ordinária, o requerimento 686/2022, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. A propositura reitera os questionamentos já realizados no requerimento 621/2022, envolvendo os trilhos de trem e o “Pontilhão da Paulista” que, segundo o parlamentar, estariam enterrados no pátio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) e seriam patrimônio histórico-cultural do município.

A propositura questiona quais providências foram ou serão tomadas pela Sema em relação ao desenterramento dos objetos, qual a previsão para realização do serviço e qual o motivo do adiamento da solicitação pela secretaria.

De acordo com o requerimento 686/2022, em visita realizada ao local no mês de abril, o chefe de Divisão de Obras e Serviços Rurais da secretaria confirmou ao parlamentar que os objetos estariam enterrados no local e se prontificou a desenterrá-los. No entanto, o vereador relata que a responsável pela pasta, Nancy Thame, negou a realização do serviço, com a justificativa de que o desenterramento deveria ser solicitado através de requerimento.

Na propositura aprovada na noite desta segunda-feira, o vereador afirma ter acionado duas vezes o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), no próprio mês de abril e posteriormente em setembro. Segundo ele, após o contato, o Conselho teria notificado a Sema sobre a necessidade de desenterrar os materiais, a fim de restaurá-los e destiná-los a local adequado para exposição ao público.

Trevisan Jr. afirma que a titular da Sema, Nancy Thame, "ao invés de adotar as devidas providências e determinar o desenterramento deste material, fica postergando o atendimento da solicitação emitida pelo Codepac", já que na resposta ao primeiro requerimento encaminhado pelo vereador (621/2022), a Sema afirma ter solicitado ao Codepac o envio de fotografias dos objetos ou demais materiais a respeito de seu tombamento para identificá-los, uma vez que, segundo o órgão, o material estaria perdido há 20 anos. 

Legislativo Laércio Trevisan Jr

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas