
Locutores comerciais reivindicam regulamentação da atividade
Cássio Fala Pira quer saber sobre o planejamento para suprir demanda e possíveis novas construções de unidades ou retomada do programa Bolsa Creche
Cássio Fala Pira relatou as dificuldades enfrentadas por diversas famílias que aguardam a matrícula dos filhos
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em regime de urgência, na 6ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (20), o requerimento nº 155/2025, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que cobra informações da Secretaria Municipal de Educação a respeito do déficit de vagas em creches. Quer saber ainda sobre o planejamento da pasta para suprir essa demanda e possíveis novas construções de unidades ou retomada do programa Bolsa Creche.
No documento, o parlamentar relatou as dificuldades enfrentadas por diversas famílias que aguardam a matrícula dos filhos, o que tem impacto direto na rotina e na qualidade de vida da população. Por isso, ele questiona qual é o atual déficit de vagas em creches, quantas crianças estão atualmente na fila de espera e se existe um planejamento para sanar a falta de vagas.
Cobra ainda um prazo para a solução do problema e quais são as alternativas oferecidas às famílias que não conseguem vagas. Quer saber também os locais que poderão ser contemplados com novas unidades, se há planejamento para novas contratações de professores e auxiliares para crianças com necessidades especiais.
Ao justificar voto, Cássio Fala Pira lembrou que o programa Bolsa Creche, que permitia a contratação de vagas em escolas particulares pelo poder público para atender a demanda, ajudava muitas famílias. “Não podemos voltar para trás, é um grande retrocesso. Estamos vendo crianças especiais, não é só autismo, mas tem outras crianças que precisam ser assistidas, com outras necessidades. O fato é que a Educação é prioridade e a secretária está perdida”, afirmou.
Justificativas – O vereador Felipe Jorge Dário (Solidariedade), o Felipe Gema, também justificou voto. “O déficit de vagas para o integral é alto, se há necessidade de vaga integral, tem que ser suprida”, colocou. “Outra dúvida é se teremos uniforme para todos os alunos novamente. Precisamos ter fiscalização não apenas das construções, mas como estão as reformas que foram feitas na gestão anterior e procurar prédios já existentes para abrigar escolas”. Ele também questionou o motivo de os professores serem impedidos de dobrar turno.
Já o líder de governo, vereador Josef Borges (PP), ponderou que o município enfrenta situações onde há creches com vagas ociosas e outras regiões com alta demanda. Disse ainda que a secretaria tem aberto um canal para debater o tema com diretores e encontrar uma solução. Citou a construção de uma creche em Artemis, que atende mais de 12 bairros, com 280 novas vagas, prevista para ser entregue em setembro.
O vereador Zezinho Pereira (União Brasil) disse que está confiante em um trabalho diferencial pela Secretaria de Educação. “Todos os vereadores devemos lutar juntos para conseguir emenda e ter vaga para todas as crianças”, avaliou.
Para o vereador Pedro Kawai (PSDB), o retorno do programa Bolsa Creche é necessário em função da falta de construção de novas unidades. “Precisa construir escola onde precisa, não importa se está sobrando vaga em alguma região”, afirmou. Contou ainda que a Comissão de Educação da Câmara vai buscar informações sobre vários temas do segmento, inclusive sobre a transferência do Numape (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial de Piracicaba) de local.
Confira, nos vídeos, as justificativas de voto dos vereadores.
Locutores comerciais reivindicam regulamentação da atividade
Moradores do Parque Orlanda sofrem com falta de água
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador recebe visita de atriz e miss
Crime e paixão na rua Boa Morte: o caso do Capitão Rodrigo Alves
Falta de iluminação na SP-304 motiva representação
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)
Parceria oferece novas turmas gratuitas de Libras na Escola do Legislativo
Moradores do Serra Verde cobram solução para odor persistente no bairro
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças