EM PIRACICABA (SP) 17 DE MARÇO DE 2023

Em requerimentos, vereador questiona sobre descarte de testes de Covid

Cássio Fala Pira requer informações sobre a entrega de lotes, o que foi feito com o material, a quantidade distribuída e os números dos lotes




Toque na imagem para aumentar

Cássio Fala Pira citou crise de Covid-19 em janeiro de 2022

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 12ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (16), os requerimentos 127/2023 e 129/2023, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Fala Pira, que questionam a Vigilância Epidemiológica Municipal e o Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual sobre a oferta, compra, recebimento, guarda, manuseio, distribuição e descarte dos lotes de testes de Covid-19 referentes ao segundo semestre de 2021 e ao primeiro semestre de 2022.

O vereador afirma, no documento, que recebeu informações de que, em janeiro de 2022, quando foi realizada a modificação do protocolo de atendimento das pessoas com suspeita da doença por causa da falta de insumos, uma oferta de quase 14 mil testes foi feita ao município. Ele argumentou ainda que o lote seria suficiente para manter as testagens em alto nível, conforme preconizado pelos especialistas, por um período de 14 dias.

O parlamentar também recebeu a denúncia de que lotes de testes de Covid-19 teriam sido descartados porque estariam vencidos. “O que, além do prejuízo financeiro, traz consigo um imensurável prejuízo imaterial traduzido em vidas, ou no mínimo, qualidade de vida”, colocou o vereador, no requerimento.

Na propositura, ele requer informações sobre a entrega de lotes específicos dos testes, o que foi feito com o material, qual a quantidade distribuída e quais os números dos lotes. Ele requer ainda os documentos comprobatórios desde a entrada dos lotes e a apresentação de relatórios, contendo informações diárias de pessoas atendidas e testadas. Além disso, solicitou as comprovações sobre as tentativas de aquisição dos testes e a apresentação de relatórios e documentos comprobatórios dos lotes que foram descartados com qualitativos e quantitativos, separados por lote. Na discussão do requerimento, o autor citou casos que podem ter se agravado pela falta de testes para detectar a doença. Confira, no vídeo, nesta página, o discurso completo do vereador.                   

 

Legislativo Cassio Luiz

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas