Câmara analisa, nesta segunda (25), atualizações na LDO 2025
Encontro no dia 17 abordará acervos históricos mantidos em Piracicaba
É a terceira roda de conversa para tratar do tema; inscrições são gratuitas e vão até o dia 15
Encontro em 16 de maio debateu o tema, no Museu Prudente de Moraes
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O Museu Prudente de Moraes recebe, no próximo dia 17, o terceiro encontro para debater os acervos históricos mantidos por diferentes pessoas e instituições de Piracicaba. O evento, com início às 14h, é organizado pela Escola do Legislativo, da Câmara, e tem inscrições abertas e gratuitas até terça-feira (15), pelo link escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/inscricao/510.
A roda de conversa "A salvaguarda do acervo histórico de Piracicaba – Parte III" é voltada a profissionais, pesquisadores e estudantes ligados a instituições que lidam com a história, a memória e a cultura da cidade e ao público em geral. Mediado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), diretor da Escola do Legislativo, o terceiro encontro abordará os acervos da Biblioteca Municipal, dos distritos de Tupi e Caiubi e do jornalista Cecílio Elias Netto.
Os acervos terão suas histórias contadas pela bibliotecária Melysse Martim, diretora da Biblioteca Pública Municipal "Ricardo Ferraz de Arruda Pinto"; por Antonio Carlos Angolini, criador do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi e atualmente responsável pelo acervo histórico dos distritos de Tupi e Caiubi; e pela socióloga e jornalista Patricia Fuzeti Elias e pela nutricionista e advogada Rachel Fuzeti Elias, respectivamente membro da diretoria e atual presidente do Instituto Cecílio Elias Netto.
A roda de conversa acontecerá de forma presencial no Museu Prudente de Moraes, localizado na rua Santo Antonio, 641, no Centro. A campanha de solidariedade mantida pela Escola do Legislativo estimula os participantes a trazerem 1 litro de leite longa vida no dia da atividade.
As discussões por uma política pública em torno do material histórico sob guarda de pessoas e entidades em Piracicaba ganharam impulso diante do momento pelo qual passa o Centro Cultural Martha Watts, como reflexo da crise financeira que atinge a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).
"Isso deu origem a reuniões, no começo do ano, com a Câmara e o Museu Prudente de Moraes, para criar um movimento para salvar esse acervo. E foi além da conversa: convidamos outros acervos que também precisam de um olhar com mais carinho e resolvemos fazer um ciclo para que expusessem seus trabalhos", destacou Bruno Didoné de Oliveira, servidor do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara.
"Convidamos pessoas a participarem, para, quem sabe um dia, ser encampada essa ideia de um Centro de Memória Municipal para acolher documentos que estão sob cuidados de instituições e pessoas", completou Bruno, acrescentando que a iniciativa envolve o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, o Centro Cultural Martha Watts, o Museu Prudente de Moraes e o vereador Pedro Kawai.
Notícias relacionadas
Rua no Parque dos Laranjais recebe nome de “Manoel Lino da Silva”
Câmara aprova "Programa de Oficinas Culturais e Esportivas"
Em requerimento, vereador pede informações sobre limpeza no São Dimas
Vereador aponta impactos após a extinção da EMDHAP
Criação de Fórum em Defesa da Cultura recebe parecer conjunto
Câmara aprova moção de aplausos para guarda civil
Atualização do PPA é aprovada em segunda discussão
Câmara aprova moção de aplausos para empresa de Recursos Humanos
Vereador cobra levantamento sobre casos de covid e dengue
Câmara rejeita parecer contrário a PL que altera prêmio-assiduidade
Sete de novembro de 1964: o dia quando O Diário virou notícia
Câmara aprova projeto que institui o Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Carlos ABC recebe Título de Piracicabanus Praeclarus nesta sexta-feira
Projeto prevê convênio entre Patrulhamento Aquático da GCM e Marinha