EM PIRACICABA (SP) 23 DE MARÇO DE 2023

Escolas estaduais promovem palestras alusivas ao Mês da Mulher

Rai de Almeida foi convidada, nesta quarta (22), a palestrar nas escolas estaduais "Sud Mennucci" e "Prof. Hélio Nehring" sobre os desafios e lutas das mulheres




Toque na imagem para aumentar

Rai de Almeida foi uma das palestrantes na manhã desta quarta-feira (22), na E.E Sud Mennucci

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, as escolas estaduais "Sud Mennucci" e "Prof. Hélio Nehring" promoveram atividades relacionadas ao tema. A vereadora Rai de Almeida (PT), 1ª Procuradora Adjunta da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Piracicaba foi convidada a ministrar palestras em ambas as unidades escolares. 

Semana das Marias - Na Escola Estadual Sud Mennucci, entre os dias 20 e 24 de março, acontece a “Semana das Marias”, atividade em que mulheres de relevância social relatam suas biografias e detalham momentos importantes que as fizeram ter êxito em seus objetivos.

Rai de Almeida, uma das autoras do requerimento 38/2023, que prevê a realização de ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher” e a “Semana da Mulher” nas dependências da Câmara e em espaços externos, foi uma das palestrantes convidadas na manhã desta quarta-feira (22). 

A discursar para uma plateia de mais de 100 alunos da terceira série do ensino médio, a vereadora falou sobre a origem do seu nome, Raimunda, da mudança de sua família do sertão da Paraíba para Piracicaba quando ela tinha três anos de idade e sobre os desafios enfrentados para completar os estudos. 

Ela também relatou ter sido a primeira mulher a participar de uma greve junto aos metalúrgicos de Piracicaba. “Não tinha muito ideia ainda da luta de classes, mas dentro de mim estava crescendo”, disse.

Graduada em licenciatura em Ciências e mestre em filosofia de Direito pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Rai de Almeida exerceu dois mandatos como vereadora na Câmara Municipal de Piracicaba, de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996. Em 2020, foi eleita para seu terceiro mandato. 

“Fui a primeira mulher nordestina, operária e de esquerda a ocupar o cargo de vereadora, nem banheiro para mulheres tinha”, disse a vereadora que, na primeira legislatura, foi a única mulher a exercer o cargo.

De acordo com Márcia Vieira, diretora da escola, no mês de março estão sendo trabalhadas histórias inspiradoras em sala de aula, com filmes, poemas e vários tipos de matérias. “Estamos enaltecendo trajetórias inspiradoras de mulheres que tem relevância social, tem uma história de superação e que tenham vivido experiências que possam inspirar nossos alunos a pensar os seus próprios projetos de vida, afirmou. “É uma maneira de eles conhecerem, admirarem e se inspirarem nessas histórias que eles têm ouvido durante esse período”, completou.

Por fim, Rai de Almeida acrescentou: “são décadas de luta, nós temos muitos ganhos, muita superação de dificuldades imensas, mas eu quero dizer para vocês que a luta vale a pena e sem luta nós não vamos a lugar nenhum. Que vocês possam se inspirar nessas histórias que escutaram aqui e que vocês possam ser protagonistas das mudanças das nossas relações”, encerou a vereadora com lágrimas nos olhos.

Escola Estadual Prof. Hélio Nehring - A análise dos desafios ainda hoje enfrentados pelas mulheres e as estratégias por elas adotadas na busca por maiores espaços na sociedade foi o tema de palestra ministrada também pela vereadora, no período da tarde desta quarta (22), a alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Hélio Nehring, no São Jorge. 

Durante a palestra, realizada na sala de leitura da unidade, a parlamentar lembrou das origens do Dia Internacional da Mulher, que teve sua gênese no movimento operário do início do século XX, na luta por melhores salários e pelo combate às desigualdades de gênero.

De acordo com Rai de Almeida, a luta pela igualdade de direitos e pelo combate à violência contra as mulheres passa, principalmente, pela educação. Ela frisou a importância dessa discussão ser trazida para o ambiente escolar, independentemente do gênero dos alunos:

"Vocês estão em um ambiente enriquecedor (...) discutimos hoje quais são as nossas reivindicações, os direitos que temos conquistado ao longo da história, mas também discutir o que queremos para que essas meninas e meninos estejam em uma sociedade em que os direitos sejam garantidos, para que esse menino, que será o homem de amanhã, não pratique nenhuma violência contra essa menina, que é a mulher do amanhã", disse.

Para a vereadora, o combate à desigualdade de gênero depende da conscientização de que o outro é um igual em direitos e deveres: "não há nenhum direito maior que o seu e vice-versa. O fato de você ter nascido do sexo masculino não faz com você tenha mais direitos que alguém do sexo feminino. No entanto, vivemos em uma sociedade em que alguns tem mais direitos do que outros. Inclusive, no mercado de trabalho, as mulheres geralmente ganham menos do que os homens para exercerem as mesmas funções", falou Rai de Almeida.    

Segundo o professor de educação física da E.E. Prof. Hélio Nehring, Abílio César Bortoleto, que mediou a palestra, são as lutas do presente e do passado que possibilitaram, por exemplo, que as meninas, hoje, possam praticar atividades esportivas antes restritas ao apenas aos meninos: "vejam só o futebol que vocês jogam hoje. Há poucas décadas atrás ele era proibido para meninas. Muita gente riu, tirou sarro. Falaram 'essas mulheres são loucas, não vão chegar a lugar nenhum'. As meninas daqui da escola, inclusive, vão participar de um campeonato. Isso só foi possível graças à luta dessas mulheres".

Ludmila Spana, professora de educação especial, também reforçou que mais do que presentes e "mimos", as mulheres precisam de respeito. "O dia da mulher não é apenas de flores e bombons. É lembrarmos da luta das mulheres, das mulheres que sofrem violência em casa, que são desvalorizadas. Temos sempre que denunciar quando formos violadas, abusadas, importunadas e trazer essas mulheres para perto, oferecer ajuda àquelas que sofrem qualquer tipo de violência. Temos que botar a boca no trombone e não termos medo", acrescentou. 

A vereadora, ao término da palestra, agradeceu a oportunidade de poder falar sobre o tema e lembrou que as mulheres vítimas de violência podem recorrer a serviços como a "Patrulha Maria da Penha", da Guarda Civil Municipal de Piracicaba (GCMP), pelo número 153, e que também podem buscar apoio junto aos órgãos e entidades da Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres de Piracicaba, da qual a Câmara Municipal de Piracicaba também faz parte. 

Procuradoria Especial da Mulher Rai de Almeida

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891 Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas