EM PIRACICABA (SP) 16 DE JUNHO DE 2021

Especialista alerta para perigo de poda excessiva de árvores

Fórum Permanente de Arborização Urbana discutiu manejo da cobertura arbórea em Piracicaba




Toque na imagem para aumentar

Josef Borges (Solidariedade)




A poda excessiva de árvores pode causar acidentes e diminuir seu benefício ecossistêmico. Outras árvores, como as leucenas, são prejudiciais à diversidade da vegetação nativa e precisam ser controladas. Esses temas foram discutidos, nesta quarta-feira (16), pelo professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) Demóstenes Ferreira e pelo engenheiro agrônomo Marcelo Leão.

O Fórum Permanente de Arborização Urbana, organizado pela vereadora Silvia Morales, do mandado coletivo “A Cidade é Sua” (PV), e pelo vereador Josef Borges (Solidariedade), abordou a gestão da cobertura arbórea em Piracicaba.

O engenheiro agrônomo Marcelo Leão explicou, durante o evento, como espécies invasoras de árvore afetam o equilíbrio de ecossistemas, como é o caso da leucena. “Entre ter leucena e não ter nada, é melhor não ter nada”, disse.

Segundo o pesquisador, estas espécies se desenvolvem em ritmo pandêmico, pois apresentam um alto nível de reprodução, e seu desenvolvimento descontrolado prejudica outras formas de vegetação. “Para controle dessas árvores, precisamos de uma fundamentação jurídica, técnica, monitoramento contínuo e um programa de mobilização social”, destacou Marcelo Leão.

“Existem algumas formas de controle, como o mecânico, que realiza o corte das árvores, o químico, com defensivos agrícolas, e o biológico, que é perigoso pois pode resultar em outra manifestação agressiva”, explicou. O engenheiro desenvolve uma pesquisa que mapeia os focos de leucenas em Piracicaba, este estudo é dividido entre operação imediata, pesquisa e desenvolvimento.

O fórum também discutiu como as podas arbóreas excessivas podem afetar a capacidade de regeneração e benefício ecossistêmico. “Muitos fazem podas pensando que estão fazendo bem para as árvores, mas na verdade estão fazendo uma mutilação”, disse o professor Demóstenes Ferreira.

De acordo com o professor, é necessário cuidar das árvores que já existem na cidade. Demóstenes explicou que as árvores apresentam uma capacidade de tolerar o estresse causado pela poda, mas existe um limite.

Entre os benefícios que as áreas verdes proporcionam para a cidade, estão a melhora da umidade relativa do ar, diminuição da temperatura e até mesmo a contribuição com a saúde mental dos moradores, como apontam pesquisas citadas pelo professor. “Podas exageradas geram um aspecto de uma cidade que não cuida da vida e esse tipo de poda muito drástica é recorrente em Piracicaba”, destacou.

Demóstenes Ferreira também apontou para as podas realizadas pela própria prefeitura que, muitas vezes, prioriza a fiação, a iluminação pública e acaba mutilando as árvores. “Hoje existe mais de uma solução tecnológica para esse problema, como fiações encapadas, mas precisamos investir e esse investimento pode ser feito aos poucos. A solução de retirar a copa é prejudicial para a árvore”, disse.

O professor também pontua que uma intervenção muito agressiva em uma árvore pode resultar em sua queda e causar acidentes. “Raízes superficiais perto da árvore não devem ser podadas, algumas práticas consideradas normais podem aumentar o risco de uma queda e causar a perda de uma vida humana”, apontou.

De acordo com o engenheiro agrônomo Marcelo Leão, Piracicaba apresenta 25% de cobertura arbórea que é mal distribuída, dado gerado pelo Plano de Arborização Urbana do município. “Nosso desafio é trazer essa homogeneidade, além do fator qualitativo, às vezes temos cobertura arbórea, mas ela está malcuidada”, disse.

A vereadora Silvia Morales, diretora da Escola do Legislativo de Piracicaba, destacou a contribuição dos palestrantes e a programação da SimaPira (Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba). “Estamos vendo conteúdos importantes para as nossas políticas públicas, requerimentos e para colaborarmos com o Executivo”, observou. O vereador Josef Borges também agradeceu os palestrantes. “Tenho me dedicado a procurar mais sobre o problema e como vereador apresentar mais soluções”, disse o parlamentar.

Fórum de Arborização Urbana Josef Borges Silvia Maria Morales

Texto:  Letícia Santin
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas