
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
O expediente da reunião ordinária do dia 27 de maio será suspenso por 40 minutos para que o professor doutor Paulo César Giraldo fale sobre a eficácia da vacina con (...)
O expediente da reunião ordinária do dia 27 de maio será suspenso por 40 minutos para que o professor doutor Paulo César Giraldo fale sobre a eficácia da vacina contra o HPV —doença sexualmente transmissível que atinge principalmente as mulheres— e a necessidade da distribuição gratuita da vacina pelo Poder Público. A iniciativa é do vereador Ronaldo Moschini (PPS).
Na justificativa do requerimento 587/2013, aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira (13), Moschini relata que a vacina contra HPV tipos 6, 11, 16 e 18 é recomendada para mulheres entre 9 e 26 anos e previne infecções, lesões precursoras, cânceres cervical e da vagina e verrugas genitais, entre outras doenças. Apesar de aprovada e registrada na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a vacina ainda não é distribuída gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Com um extenso currículo, Paulo César Giraldo é a favor da distribuição gratuita da vacina pelo Poder Público. Ele é professor titular de ginecologia do departamento de tocoginecologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desde 2010. Graduado em medicina e com residência em ginecologia e obstetrícia pela Unicamp, fez doutorado em medicina pela mesma instituição e pós-doutorado na Cornell University, pela divisão em imunologia e microbiologia.
Responsável pelo ambulatório de infecções genitais do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Paulo César é diretor-científico da SBDST (Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis), vice-presidente da Comissão Nacional de Doenças Infectocontagiosas da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e diretor-científico da Sogesp (Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia).
Moschini relata a importância de um médico experiente no assunto esclarecer alguns fatos na Câmara. "A presença de um especialista em HPV nesta Casa de Leis para explicar a eficácia da vacina e a necessidade do oferecimento gratuito pelo Poder Público com certeza irá sensibilizar os Poderes Executivo e Legislativo de nossa cidade. Como vereador, tenho como bandeiras a atenção à saúde da mulher e o combate a doenças graves", completa o parlamentar.
TEXTO: Airan Prada / estagiário de Jornalismo - R.V.
FOTO: Fabrice Desmonts / MTB 22.946
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II
Requerimento pergunta quando se iniciará o fornecimento de carteirinha para PCDs
Câmara aprova projeto que regulamenta abstenção de voto em plenário