
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Alunos da Escola Estadual "Barão do Rio Branco" participaram do projeto "Conheça o Legislativo", na tarde desta quarta-feira
Alunos da Escola Estadual "Barão do Rio Branco" participaram do projeto "Conheça o Legislativo", na tarde desta quarta-feira
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401"Essa não é minha opinião de verdade", alertou William Mendes, 17, ao final de sua argumentação na tribuna, contrária a um projeto de lei fictício para a criação de um centro de reabilitação e acolhimento de pessoas em situação de rua em Piracicaba.
Ainda que tanto a proposta quanto a opinião do estudante sobre ela fossem "faz de conta", a oportunidade de usar o microfone no mesmo espaço em que vereadores debatem projetos reais que interferem no dia a dia da cidade marcou a visita de 30 alunos do ensino médio da Escola Estadual "Barão do Rio Branco" à Câmara na tarde desta quarta-feira (15).
Eles participaram do projeto "Conheça o Legislativo", a convite da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua. "O projeto cumpre papel importante de fortalecer a cidadania, promover no meio estudantil as funções da Câmara e estimular a participação e a democracia", destacou a parlamentar.
A simulação de uma reunião ordinária com a discussão do projeto de lei fictício levou os estudantes a "escolherem um lado" para reproduzir o ambiente de uma sessão e o papel de vereadores na defesa ou crítica à matéria a ser votada. Na tribuna, dois estudantes disseram-se a favor do centro de acolhimento a moradores em situação de rua e outros dois, contrários.
"Todos os indivíduos têm o direito à proteção e a garantias básicas. [O centro] Estando em funcionamento, além de reduzir os problemas, acredito que vai mudar o pensamento dessas pessoas com o acolhimento. Mudaria não só o perfil da praça, mas também a vida dessas pessoas", enfatizou Rayssa Alves de Souza.
"[Morar na rua] É um problema visível e fácil de perceber, é só ir à praça José Bonifácio. Não é uma situação que a pessoa quer passar ou estar ali. Então é mais do que necessário ter políticas públicas para dar abrigo a essas pessoas", disse Silvio Matos dos Santos Jr.
Luan Andrade fez o papel de vereador contrário ao projeto. "Já vi em São Paulo pessoas que não querem aceitar o que propõe esse projeto, então não vejo necessidade dele no momento."
"Não temos certeza se isso vai dar certo. Podemos abrir esse espaço só para as pessoas que quiserem", ponderou William Mendes.
O professor de história Eduardo Fillet Spato, responsável pela disciplina eletiva chamada "Das funções essenciais à Justiça", apontou o que a visita à Câmara agrega aos estudantes. "O elemento mais importante da formação dos alunos é o entendimento da cidadania, e esse exercício aqui é fundamental no fortalecimento do Estado Democrático de Direito."
O projeto de lei fictício foi aprovado, com 3 votos contrários. A simulação da reunião ordinária foi conduzida por Érica Aparecida Cruz Dinis, secretária da Escola do Legislativo. Antes, os servidores Bruno Didoné de Oliveira e Dayane Soldan, do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, apresentaram aos estudantes, respectivamente, as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e fatos da história de Piracicaba.
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Em apoio a políticas públicas, Presidente da Câmara visita Estação do Idoso
Alunos do Dom Bosco São Mário participam do projeto Conheça o Legislativo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereadora questiona estratégias para melhoria na gestão de recursos hídricos
Moção reconhece conquista em competição internacional sobre biodiversidade
Vereadora questiona alteração no trânsito em ruas do bairro Astúrias
Câmara aprova novo índice para cobrança de ampliação de rede de água e esgoto
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Câmara analisa, nesta segunda (5), pacote com seis projetos do Executivo
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Defensoras públicas abordam direitos de alunos com deficiência na Educação