Diretora da Esalq, Thais Vieira, recebe Título de Cidadã Piracicabana
Ex-presidente da Câmara recebe Medalha de Mérito Legislativo
Advogado Antonio Messias Galdino recebeu homenagem como reconhecimento por sua atuação na Casa de Leis
Ex-presidente da Câmara recebeu homenagem como reconhecimento por sua atuação na Casa
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Antonio Messias Galdino, recebeu a Medalha de Mérito Legislativo como reconhecimento pela sua atuação na Casa. A entrega da medalha ocorreu na manhã desta terça-feira (15), no Salão Nobre da Câmara.
O decreto legislativo 24/2020, que concedeu a Medalha de Mérito Legislativo ao advogado, é de autoria dos vereadores Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), e Nancy Thame (PV).
Natural de Piracicaba, Dr. Galdino, como é conhecido, era encarregado de cobrir as reuniões da Câmara por conta da sua atuação jornalística. Ao mesmo tempo, cursava a Faculdade de Direito na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), “o que me levou a ser o primeiro professor negro desta instituição, na escola técnica de Comércio Cristóvão Colombo e no Colégio Piracicabano”, recorda.
Exerceu o cargo de vereador de Piracicaba nos períodos de 1973 a 1978 e de 1979 a 1983. Neste tempo, passou por cargos importantes da Câmara, como a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Promoção Social, e presidiu a Casa entre os anos 1975 e 1979.
Em 1975, como o primeiro presidente negro da Câmara, Galdino concluiu o prédio sede do Legislativo. Instalou uma comissão de estudos que analisou a proposta de captar água do rio Corumbataí.
"Naquela época, o rio Piracicaba era muito poluído e a Câmara apoiou a proposta. O prefeito seguiu abrindo avenidas, trouxe a Caterpillar e nós, na Câmara, demos o aval. Lutamos para ter ligação DDD (Discagem Direta a Distância), porque uma ligação para São Paulo demorava seis horas para ser efetuada", lembrou.
Jornalista, advogado e professor, em 1988, Dr. Galdino publicou um livro com artigos que escrevera para o Jornal de Piracicaba em razão do Centenário da Abolição da Escravatura no Brasil.
Após o período como parlamentar, continuou atuando em cargos do Poder Legislativo Municipal. Nos anos de 2003 a 2005 e de 2007 a 2008, o Dr. Galdino foi diretor da Assessoria Jurídica da Câmara de Vereadores de Piracicaba, com a função de orientar, tomar conhecimento para exarar pareceres sobre os projetos elaborados pelos vereadores, analisar processos administrativos e verificar a legalidade perante à Constituição e demais leis. Cabe ao jurídico, também, atuar nos processos judiciais em defesa da Câmara.
Na época, o Departamento absorvia ainda os setores Consolidação das Leis e a Biblioteca Jurídica, com cerca de 1.600 exemplares, entre livros históricos, revistas jurídicas, atas oficiais, leis e decretos municipais.
Entre 2009 e 2012 foi secretário parlamentar e, a partir de 2013, passou a atuar como assessor parlamentar. Atualmente, exerce atividade de assessoria junto ao Gabinete do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP).
Sua trajetória é reconhecida, mas não isenta de discriminação. Seu avô paterno foi escravo da família Moraes Barros e o avô materno da família Costa Pinto. "A luta contra a discriminação é contínua. O Brasil ainda não está aberto à democracia racial. A esperança é essa nova geração que já está aí e tem muito menos preconceito", afirmou.
Em 2017, foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil – 8ª Subseção Piracicaba pelos relevantes serviços prestados à Advocacia. Em 2018, foi homenageado pelo Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba (Conepir), pelo Centro de Documentação, Cultura e Política Negra (CDCPN) e pela Prefeitura do Município de Piracicaba como uma das personalidades do Calendário Afro-Piracicabano 2019.
Dentre outros feitos e atividades, é sócio fundador da Associação dos Advogados de Piracicaba, da qual foi diretor, pertence à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 8ª Seção – Piracicaba, da qual foi secretário e membro do Tribunal de Ética e Disciplina por dois mandatos; é membro fundador do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), tendo participado de diversas diretorias; e integra a diretoria da Sociedade Beneficente 13 de Maio.
Leia mais:
Advogado relata atuação do Legislativo no combate às desigualdades
Exposição resgata a história dos 45 anos da sede própria da Câmara
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
Daniel de Carvalho recebe o Título de Cidadão Piracicabano
Voto de congratulações contempla piracicabano nas Olimpíadas de Paris
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia
Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Empresa especializada em calibração de equipamentos será homenageada
Imobiliária é reconhecida pela Câmara por completar 25 anos
Associação Remo de Piracicaba receberá moção de aplausos da Câmara
Aprovado o Programa de Fomento às Cadeias Produtivas Agropecuárias