Assessores são orientados sobre atividades de mandato e parlamentar
Fórum Inter-Religioso atuará pela cultura de paz e liberdade de crença
Colegiado foi lançado na noite desta terça-feira (13), em reunião com representantes de diferentes denominações.
Lançado na noite desta terça-feira (13), em encontro na Sala de Reuniões do 2º andar do Prédio Anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o Fórum Permanente Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, instituído após a publicação do Decreto Legislativo 20/2020, de 12 de Agosto, reúne representantes de diferentes de denominações para estimular o respeito e o diálogo ecumênico no Município.
“É um dia histórico para Piracicaba. O Secretário de Estado da Justiça e Cidadania deseja êxito e sucesso. E desde já queremos trabalhar para que este colegiado tenha assento no fórum estadual”, avaliou Vânia Soares, secretária-geral e presidente do Comitê Gestor.
O Fórum Inter-Religioso da Câmara de Piracicaba tem a função de desenvolver programas que promovam ações de combate à intolerância religiosa, disseminando a cultura de paz, assim como incentivar o diálogo entre igrejas, templos, comunidades religiosas, organizações e instituições públicas e privadas, com o objetivo de sensibilizar lideranças religiosas sobre a importância da promoção do bem comum.
Também compete ao Fórum incentivar a interlocução com organizações da sociedade civil e governamentais que atuem em questões de Direitos Humanos e assuntos congêneres, com vistas a ampliar as relações, estimular a cooperação mútua em prol da promoção e garantia da liberdade religiosa e de expressão.
Deve, ainda, elaborar calendário inter-religioso municipal, cronogramas dos seminários, conferências, publicações e exposições sobre temas gerais e específicos vinculados à liberdade religiosa e à de consciência, para viabilizar a participação da sociedade, respeitando a particularidade de cada segmento, entre outras atribuições.
Reverendo da Igreja Metodista em Piracicaba, Osvaldo Elias de Almeida foi designado coordenador do Fórum Inter-Religioso e, em seu primeiro discurso, destacou que haverá “grandes desafios” e que o colegiado tem o objetivo de “estimular uma realidade de pluralismo”, em que “o reconhecimento do diferente seja visto como enriquecimento do singular”.
Elias salientou, ainda, que, a partir do lançamento do Fórum, o trabalho será de reunir todos os interessados em atuar junto ao colegiado e definir as funções de cada um, respeitando a representatividade das diversas denominações religiosas existentes na cidade. “Começaremos já a partir de amanhã (quarta-feira, 14) a nos estruturar para trabalhar”, disse.
Participaram do lançamento representantes da umbanda, do candomblé, da Igreja Presbiteriana, da Igreja Metodista, representante do Espiritismo, do Instituto Confraria e do Conepir (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba).
Notícias relacionadas
Zezinho Pereira toma posse para o terceiro mandato como vereador
Presidente da Câmara enfatiza o apoio às ações dos vereadores
Gabinete de Crise foca decreto de emergência para a falta de água
Câmara aprova reformas administrativas do Semae e da Prefeitura
Câmara terá reunião extra para votar reformas administrativas
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Cerimônia na Câmara marca posse do prefeito, vice e de 23 vereadores
Relinho é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025-2026
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia