EM PIRACICABA (SP) 13 DE MAIO DE 2022

Idealizador do monumento Marco da Paz será homenageado

Gaetano Brancati Luigi receberá o Título de Cidadão Piracicabano




Toque na imagem para aumentar

Autoria do projeto de decreto legislativo é do vereador Gilmar Rotta (PP)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Gaetano Brancati Luigi, idealizador do monumento Marco da Paz, receberá o Título de Cidadão Piracicabano. O projeto de decreto legislativo 21/2022, de autoria do vereador Gilmar Rotta (PP), foi aprovado na 17ª reunião ordinária de 2022, na noite desta quinta-feira (12).

Natural de Orsomarso, província de Cosenza, na Itália, Gaetano Brancati Luigi nasceu no dia 30 de março de 1937. Em 1945 os sinos da Europa ecoaram por toda a Europa, anunciando o fim da II Guerra Mundial.

Em 1969, Gaetano chegou a São Paulo para trabalhar como alfaiate, ajudando o pai, no Bairro da Lapa, na zona Oeste da Capital. No ano de 1999, percebeu a ausência do toque do sino da Igreja do Pateo do Collegio, local de nascimento da cidade de São Paulo e quis saber do padre o motivo de a Igreja não ter sino, recebendo como resposta que o mesmo havia sido roubado.

Gaetano então resolveu arrecadar fundos para doar um novo sino à Igreja. Com o apoio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o novo sino foi colocado na torre daquela histórica igreja e, a partir desse momento, o sonho do homenageado começou a se transformar no monumento que hoje é denominado “Marco da Paz”, sendo inaugurado no dia 25 de dezembro de 2000.

Construído em 2016, dentro do Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”, o Marco da Paz de Piracicaba é um dos 36 monumentos que estão espalhados pelo Brasil e por diversos países. O monumento foi criado, entre outras coisas, para inspirar na humanidade a importância da Cultura da Paz.

Por suas ações, o homenageado já foi indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

Legislativo Gilmar Rotta

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas