EM PIRACICABA (SP) 02 DE JUNHO DE 2023

Igreja Matriz de São José de Tupi completa 100 anos da primeira missa

Moção de aplausos pelos 100 anos da realização da primeira missa é de autoria do vereador Paulo Camolesi (PDT)




Toque na imagem para aumentar

Paulo Camolesi (PDT)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




A Igreja Matriz de São José de Tupi receberá moção de aplausos pelos 100 anos da realização da Primeira Missa. A autoria da moção 73/2023, aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (1º), é do vereador Paulo Camolesi (PDT).

A igreja homenageada teve sua primeira celebração em 29 de abril de 1923, com uma missa que estreou a capela inaugurada no dia anterior, 28 de abril, e que na oportunidade, além da missa também se viu uma procissão que tomou as ruas do Distrito, que culminou em uma quermesse que festejou a construção e a missa.

O Distrito de Tupi foi fundado oficialmente no dia 29 de julho de 1922, com a chegada da linha férrea e estação de trens e, na época, uma comissão se encarregou de construir uma capela. Foi a mobilização da comunidade que após muito conversar, decidiram que seria o mais acertado transferir a Capela de São José, que se localizava no bairro Quebra Dente, para o atual espaço.

A Capela edificação, que fica bem na entrada do distrito, é um dos principais símbolos do tradicional bairro piracicabano. De acordo com Paulo Camolesi, o papel da Igreja foi fundamental para a crescimento do bairro, e formação do Distrito.  

“Quero deixar meus cumprimentos, meus agradecimentos até para aquelas pessoas que desde o início se colocaram como voluntários no projeto de Jesus Cristo”, afirmou Paulo Camolesi na declaração de voto. 

A moção de aplausos à Igreja Matriz de São José de Tupi será entregue na pessoa do pároco Padre Carlos Roberto Dóllo.

 

Legislativo Paulo Camolesi

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas