EM PIRACICABA (SP) 08 DE NOVEMBRO DE 2013

Inezita Barroso receberá título de Cidadã Piracicaba

Apresentadora do programa Viola Minha Viola, receberá homenagem durante apresentação no Engenho Central.




Toque na imagem para aumentar

Vereador José Aparecido Longatto

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Aprovado na Reunião Ordinária da última quinta-feira (07), título de Cidadã Piracicabana apresentadora do programa Viola Minha Viola, da TV Cultura, Inezita Barroso, conforme propositura de autoria do vereador José Aparecido Longatto (PSDB), que será entregue na noite de hoje (08), durante a apresentação da cantora e atriz no Teatro Municipal Erotídes de Campos.

Inezita Barroso, nome artístico de Ignez Magdalena Aranha de Lima, nasceu em São Paulo, em 4 de março de 1925, é cantora, atriz, instrumentista, folclorista, professora, doutora Honoris Causa em folclore e arte digital pela Universidade de Lisboa e apresentadora de rádio e televisão brasileira, atuando também em shows, discos, cinema, teatro e produzindo espetáculos musicais de renome nacional e internacional.

A homenageada começou a cantar e tocar violão e viola aos sete anos. Estudou piano no conservatório e se formou em biblioteconomia pela USP, antes de se tornar cantora profissional, em 1953.

Inezita Barroso, que é também notável atriz de teatro e cinema, foi condecorada, em 2003, com a Medalha Ipiranga, pelo governador de São Paulo,  Geraldo Ackmin, e deu o nome ao Hospital do Câncer de Bernabé.

A apresentadora que desde 1980 comanda o programa de música caipira Viola, Viola Minha Viola, pela TV Cultura de São Paulo, ultrapassou a a marca de cinqüenta anos de carreira e de oitenta discos gravados, entre 78 rpm, vinil e CDs. Entre as músicas de sucesso estão o clássico samba Ronda, de Paulo Vanzolini e a caipiríssima Moda da Pinga, de Ochelsis Laureano e Raul Torres, que se tornou a mais célebre das interpretações.

 

 

Legislativo José Longatto

Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154

Notícias relacionadas