EM PIRACICABA (SP) 07 DE JUNHO DE 2024

Instituição de dia dedicado à arte de trançar recebe parecer favorável

Projeto de lei de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV) foi analisado pela Comissão de Educação nesta sexta-feira (7)




Toque na imagem para aumentar

Comissão de Educação analisou 19 projetos em reunião nesta sexta-feira (7)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia emitiu parecer favorável ao projeto de lei nº 137/2024, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que institui o Dia da Pessoa Trancista no Calendário Oficial de Eventos do Município, em reunião realizada nesta sexta-feira (7). A comissão é presidida pela vereadora Rai de Almeida (PT), tem como relator o vereador Sérgio da Van (PRD) e o vereador Fabrício Polezi (PL) como membro.

O projeto tem o objetivo de homenagear os profissionais que mantêm as tradições milenares africanas de trançar cabelos. A propositura estabelece que a data deve ser comemorada, anualmente, no dia 6 de julho. A justificativa da matéria destaca o ofício executado majoritariamente entre mulheres negras, contando também com a participação e consumo da população masculina.

 “É um projeto muito interessante do ponto de vista cultural e histórico”, avaliou Rai de Almeida. “É o reconhecimento de uma arte milenar do povo negro e precisamos enaltecer e trazer essa história e essa cultura, dar o valor, reparando as injustiças com este povo que foi escravizado”.

Na reunião, a comissão ainda emitiu pareceres favoráveis para 14 projetos de denominação de espaços públicos e quatro concessões de honrarias. Os projetos serão encaminhados para análise das demais comissões da Casa até estarem aptos para votação em Plenário.

Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia Rai de Almeida Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Sergio da Van

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas