EM PIRACICABA (SP) 14 DE MAIO DE 2024

Katatumba Esporte receberá moção de aplausos pelos 45 anos de história

Trajetória do time de futebol do bairro da Paulista que faz no nome alusão a catacumbas de combatentes de 1932 receberá moção de aplausos da Câmara Municipal




Toque na imagem para aumentar

Vereador Gilmar Rotta (PDT) é autor da homenagem

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)


A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou na 28ª Reunião Ordinária de 2024, nesta segunda-feira (13), a moção 69/24, de autoria de Gilmar Rotta (PDT), de aplausos ao Time Katatumba Esporte pelos seus 45 anos de existência. A data de entrega da honraria ainda será divulgada. 

"O Katatumba Esporte foi criado por um grupo de futebolistas residentes no bairro Paulista que disputavam o campeonato amador pelas equipes do Maf, Jaraguá e Paulista. Na ausência do campeonato, os esportistas resolveram fundar uma equipe para jogar aos sábados sendo o primeiro jogo realizado no antigo campo do Jaraguá, contra a equipe do Móveis Cury, em 4 de agosto de 1979", traz o texto da propositura aprovada em plenário.

O nome Katatumba, segundo o texto, "foi sugerido por um dos fundadores, Antonio Carlos Novello, o Cadão, pois neste período, estava no auge a discussão sobre a remoção dos destroços das catacumbas dos combatentes de 1932 da Praça José Bonifácio para a Praça da Saudade", e foi também aceito pelos outros esportistas que participaram da fundação: Wanderlei Seregato, Valdemir Seregato (Mime), José Ismael (Zelão) e Tim Maia, ainda vivos, e Walter Aparecido Vieira (Biga), Pedro Machado, Paulo Machado e Nelson Seregato, já falecidos. 

"No início, jogaram com uniformes cedido por Brito Leite, do Jaraguá, tendo sido o primeiro uniforme nas cores oficiais da equipe, branco, vermelho e preto em agosto 1981", traz a moção que, na sequência, destaca que, com o crescimento dos simpatizantes e os resultados alcançado em campo, o time decidiu entrar na Liga Piracicabana de Futebol.

"Houve, no entanto, algumas dificuldades devido o nome e o símbolo do clube, a caveira, não serem comum no meio esportivo idealizado por Américo (Batata). Já o hino foi criado pelo compositor Mario (Mistério)", segue o texto. 

A propositura relata que o time foi campeão da 2º Divisão do Campeonato Amador, em 1985, e, assim, ascendeu à 1º Divisão, sendo vice-campeão em 1985, 86, 87 e 88; e campeão também neste mesmo ano de 1988.

"Foi também campeão de nossa cidade nos anos de 1989, 1990, 1991, 1995 e 1997, depois ficou sem atividade por 16 anos. O exjogador do Katatumba, Eduardo Zambretti, em convesa informal entre amigos, resolveram marcar um jogo festivo para homenagear os campeões do Amador do Estado de 1988. Que aconteceu no dia 13/05/2016, no campo do Jaraguá com máster do XV de Piracicaba. Neste encontro a torcida cobrou uma nova diretoria. O Katatumba não disputava nenhum campeonato há anos e retornou as atividades em 2016 com força total, sendo bicampeão do campeonato veterano 35 anos - 2016 / 2017 e vice-campeão veterano 40 anos - 2016/2017 e campeão veterano 45 anos – 2016. Atualmente, está com uma nova diretoria, e pretendem inovar e levantar novamente o time", finaliza o texto. 

A honraria será entregue em nome do seu Presidente, Mauricio Ribeiro de Oliveira, e é extensiva aos jogadores, diretores, comissão técnica e torcedores.

Legislativo Gilmar Rotta

Texto:  Elisandra C. de Campos
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas