
Palestra da defensoria pública abordará direitos dos alunos com deficiência
Último dia da capacitação abordou processos legislativos e também contou com a apresentação de uma nova ferramenta, o Legislativo na Tela
Patricia Kimura, diretora da Procuradoria Legislativa, abordou a autonomia técnica e administrativa
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Nesta quinta-feira (30) houve o encerramento da Semana de Integração da Câmara Municipal, realizada pela Escola do Legislativo com o objetivo de capacitar assessores sobre o trabalho realizado pelos departamentos e setores da Casa. As diretoras Patrícia Kimura, da Procuradoria Legislativa, e Mariane Pereira, do Departamento Legislativo, apresentaram as atividades realizadas por cada um dos departamentos, abordando principalmente os processos legislativos e a apresentação de uma nova ferramenta, o Legislativo na Tela.
Patrícia Kimura foi a primeira a falar e explicou que a Procuradoria Legislativa é um departamento permanente e essencial da Casa. "Temos autonomia técnica e administrativa, portanto não temos nenhuma influência externa. Realizamos a consultoria dos processos legislativos e defendemos todos os atos e prerrogativas do Poder Legislativo", resumiu.
A apresentação da Procuradoria foi conduzida por Denner Longo, agente administrativo. Ele dividiu as atividades em seis áreas principais: processos legislativos, processos administrativos, processos externos (defesa), consolidação, ouvidoria e elaboração de atos internos.
Nos processos legislativos acorre o assessoramento para a CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) e também aos gabinetes. Já nos processos administrativos a Procuradoria emite parecer sobre licitações, por exemplo, e sindicâncias internas envolvendo servidores, entre outros. Nos processos externos, provenientes do Ministério Público, Tribunal e Contas e Ações Judiciais, a Procuradoria realiza a defesa da Casa. A consolidação é a reunião de leis, que tem relação uma com a outra, em uma só como por exemplo as leis que dizem respeito ao calendário anual do município. A ouvidoria é o canal pelo qual o cidadão pode encaminhar dúvidas, sugestões e críticas e, por fim, a Procuradoria também é responsável por elaborar atos da Presidência e Mesa Diretora.
Finalizada a apresentação da Procuradoria Legislativa, Mariane Pereira iniciou a sua explanação reafirmando que todos os processos relacionados ao Departamento Legislativo são concentrados no Siave (Sistema de Apoio ao Vereador), por onde são feitos os protocolos de proposituras e demais documentos oficiais da Câmara.
Em seguida, Mariane apresentou uma nova ferramenta da intranet, o Legislativo na Tela, na qual estão disponíveis respostas para as perguntas e dúvidas mais frequentes, inclusive com vídeos explicativos. A ferramenta é definida como a Wiki do Departamento Legislativo, com informações e instruções sobre os principais instrumentos legislativos e seus ritos, com visualização simples e objetiva de todos os seus processos. "É uma ferramenta bem intuitiva, com muitos tutoriais para sanar dúvidas", disse.
O vereador Pedro Kawai (PSDB), diretor da Escola do Legislativo, agradeceu a presença de todos os assessores e também dos departamentos que se dispuseram a realizar a capacitação.
Palestra da defensoria pública abordará direitos dos alunos com deficiência
Vereador solicita vaga para pessoa com deficiência na Galeria Villa Estação
Moção de aplausos celebra os 40 anos da 'Corrida Corta Mato', na Esalq
Vereador aponta falta de funcionários e de materiais essenciais em USF
Requerimento cobra normalização do atendimento via telefone do 156
Vereador reforça compromisso com política pública voltada ao autismo
Em entrevista, vereador destaca atuação em defesa da Rua do Porto
Requerimento questiona entrega de uniformes escolares a alunos da rede
Curso de Introdução ao Orçamento Público: inscrições estão abertas
Vereador parabeniza prefeito e secretários por realizações em 100 dias
Requerimentos cobram melhorias em áreas de lazer de diversos bairros
Moção enaltece agência de turismo por premiação internacional
Vereadora cobra execução de lei sobre Wi-Fi em unidades de saúde
Vereador é recebido pelo vice-provedor da Santa Casa
Câmara aprova abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria