Câmara realiza integração entre vereadores e funcionários
Gabinete de Crise foca decreto de emergência para a falta de água
O decreto deve garantir condições técnicas, jurídicas e administrativas, em medidas rápidas para o enfrentamento da crise hídrica; destacam Fabinho Silva e Odair Mello
Gabinete de Crise foca decreto de emergência para a falta de água
Crédito: Samuca MiazakiEm reunião na manhã da última sexta-feira (3), os membros do Gabinete de Crise ratificaram junto ao prefeito Helinho Zanatta (PSD) a iniciativa para que fosse decretada situação de emergência para combater a falta de água em Piracicaba. O Gabinete de Crise, formado por representantes da Prefeitura, Semae e Câmara Municipal foi criado na quinta-feira (2), por meio do decreto Decreto Municipal nº 20.286/2025, para enfrentar problemas emergenciais no município.
De acordo com o procurador-geral, Marcelo Magro Maroun, que conduziu a reunião, os membros fizeram análise da situação de desabastecimento de água e discutiram medidas emergenciais e, apresentaram ao prefeito para propor o decreto emergencial.
"Após ouvir os relatos apresentados pelos membros, constatamos que a situação de desabastecimento hídrico, que embora decorra de muitos anos, vem se agravando nos últimos dias, com seguidos dias de falta de água em diversos pontos da cidade, e demanda medidas de emergência para minimizar os impactos”, ressaltou.
Ainda segundo Maroun, com o decreto de situação de emergência hídrica, será possível garantir condições técnicas, jurídicas e administrativas para a execução de medidas rápidas; autorização para contratação direta, nos termos da legislação vigente, para assegurar o fornecimento de água e execução de obras emergenciais e priorizar serviços essenciais no abastecimento de água.
O Gabinete de Crise é composto por representantes da Procuradoria Geral do Município; Gabinete do Prefeito, Guarda Civil, Defesa Civil, Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e das secretarias municipais de Governo; Administração; Finanças; Saúde; Obras e Zeladoria; Infraestrutura e Meio Ambiente e Desenvolvimento e Assistência Social e da Câmara Municipal de Piracicaba.
Representaram a Prefeitura na reunião de sexta-feira (3): Marcelo Magro Maroun (Procuradoria Geral), Francisco Duarte (Chefe de Gabinete), João Victor Blasco (Secretaria Municipal de Governo), Sérgio José Dias Pacheco Júnior (Secretaria Municipal de Saúde), Luciano Rodovaldo Celêncio (Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura), Fernanda dos Santos Varandas (Secretaria Municipal de Assistência Social), Karla Lovato (Secretaria Municipal de Finanças), e Ronald Pereira da Silva (Semae).
A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Fábio Henrique Silva, o Fabinho Silva (Republicanos) e ainda por Odair Mello (União Brasil), que também responde pela Defesa Civil em Piracicaba.
Notícias relacionadas
Parlamentares reafirmam novas gestões e crescimento de Piracicaba
Câmara aprova reformas administrativas do Semae e da Prefeitura
Câmara terá reunião extra para votar reformas administrativas
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Cerimônia na Câmara marca posse do prefeito, vice e de 23 vereadores
Relinho é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025-2026
Odair Melo (União Brasil)
Fabio Silva (Republicanos)
Novo estúdio da TV Câmara visa ampliar produções audiovisuais da Casa
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
Câmara sedia diplomação de vereadores, prefeito e vice eleitos em 2024
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade