
Câmara vota nesta segunda-feira reposição inflacionária aos servidores
O decreto deve garantir condições técnicas, jurídicas e administrativas, em medidas rápidas para o enfrentamento da crise hídrica; destacam Fabinho Silva e Odair Mello
Gabinete de Crise foca decreto de emergência para a falta de água
Crédito: Samuca MiazakiEm reunião na manhã da última sexta-feira (3), os membros do Gabinete de Crise ratificaram junto ao prefeito Helinho Zanatta (PSD) a iniciativa para que fosse decretada situação de emergência para combater a falta de água em Piracicaba. O Gabinete de Crise, formado por representantes da Prefeitura, Semae e Câmara Municipal foi criado na quinta-feira (2), por meio do decreto Decreto Municipal nº 20.286/2025, para enfrentar problemas emergenciais no município.
De acordo com o procurador-geral, Marcelo Magro Maroun, que conduziu a reunião, os membros fizeram análise da situação de desabastecimento de água e discutiram medidas emergenciais e, apresentaram ao prefeito para propor o decreto emergencial.
"Após ouvir os relatos apresentados pelos membros, constatamos que a situação de desabastecimento hídrico, que embora decorra de muitos anos, vem se agravando nos últimos dias, com seguidos dias de falta de água em diversos pontos da cidade, e demanda medidas de emergência para minimizar os impactos”, ressaltou.
Ainda segundo Maroun, com o decreto de situação de emergência hídrica, será possível garantir condições técnicas, jurídicas e administrativas para a execução de medidas rápidas; autorização para contratação direta, nos termos da legislação vigente, para assegurar o fornecimento de água e execução de obras emergenciais e priorizar serviços essenciais no abastecimento de água.
O Gabinete de Crise é composto por representantes da Procuradoria Geral do Município; Gabinete do Prefeito, Guarda Civil, Defesa Civil, Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e das secretarias municipais de Governo; Administração; Finanças; Saúde; Obras e Zeladoria; Infraestrutura e Meio Ambiente e Desenvolvimento e Assistência Social e da Câmara Municipal de Piracicaba.
Representaram a Prefeitura na reunião de sexta-feira (3): Marcelo Magro Maroun (Procuradoria Geral), Francisco Duarte (Chefe de Gabinete), João Victor Blasco (Secretaria Municipal de Governo), Sérgio José Dias Pacheco Júnior (Secretaria Municipal de Saúde), Luciano Rodovaldo Celêncio (Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura), Fernanda dos Santos Varandas (Secretaria Municipal de Assistência Social), Karla Lovato (Secretaria Municipal de Finanças), e Ronald Pereira da Silva (Semae).
A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Fábio Henrique Silva, o Fabinho Silva (Republicanos) e ainda por Odair Mello (União Brasil), que também responde pela Defesa Civil em Piracicaba.
Câmara vota nesta segunda-feira reposição inflacionária aos servidores
Vereador destaca bandeira do esporte em entrevista à TV Câmara
Tribuna Popular: há 30 anos, a voz do povo no plenário da Câmara
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Câmara exalta legado de Benedito Giannetti pelo amor ao automobilismo
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Câmara vota instituição da Frente Contra o Pedágio nesta quinta (3)
Vereador pede melhorias para estacionamento no São Francisco/Taquaral
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Vereador destaca início da construção de dois viadutos na SP-304
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Na tribuna, vereador discute incêndios em ecopontos e anistia
Vereador articula verba para saúde pública em Piracicaba