EM PIRACICABA (SP) 19 DE NOVEMBRO DE 2021

Legislativo prepara concurso para o cargo de cerimonialista

Edital deve ser publicado em janeiro para o preenchimento de sete vagas estatutárias no serviço público municipal.




Toque na imagem para aumentar

Previsão é que o edital do concurso seja publicado no início de janeiro de 2022

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A Câmara Municipal de Piracicaba prepara a realização de novo concurso público, com objetivo de preencher sete cargos de assistentes de relações públicas e de cerimonial. Desde julho, uma comissão foi nomeada, através do Ato da Presidência 18/2021, para trabalhar na elaboração do edital, que deve ser publicado no início de janeiro de 2022.

Os cargos foram criados pela lei ordinária 9.264/2019, aprovada a partir do projeto de lei 282/2019, em que a Mesa Diretora justifica a constante gestão da Câmara para desenvolver suas atividades políticas e administrativas perfeitamente adequada às normas legais. Na ocasião, foram criados outros cargos, já preenchidos por concurso, restando apenas aos de assistentes de relações públicas e cerimonial.

“A intenção da Câmara era a de realizar o concurso público para o preenchimento destas vagas em 2020, porém, diante da lei federal complementar 173/2020, que proibiu a realização de concursos, é algo que planejamos para o início de 2022, tão logo a legislação permita”, diz o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (Cidadania).

Este profissional irá atuar no Departamento de Comunicação Social da Câmara, do qual o Setor de Cerimonial é vinculado. O assistente de relações públicas e de cerimonial é responsável pela condução de todos os eventos desenvolvidos pela Câmara Municipal de Piracicaba, sejam eles reuniões públicas e audiências, ou solenes, que envolvem entrega de títulos de cidadão, de moção de aplausos e voto de congratulações.

A referência salarial inicial é de 4K, o que representa salário-base de R$ 4.105,87 e a exigência do Ensino Fundamental completo. O concurso será aplicado pela Fundação Vunesp (Vestibular da Universidade Estadual Paulista), que arcará com todos os custos de realização da prova, sem qualquer despesa para a Câmara.

Ainda não estão definidos o prazo para inscrições, o conteúdo programático e a data de aplicação da prova, informações que deverão constar no edital do concurso.

COMISSÃO – Instaurada na Câmara em 27 de julho de 2021, a comissão para elaboração do concurso é composta pela advogada Patrícia Kimura, presidente; e pelos agentes administrativos Aline Ribeiro e Renato Rafael, que são membros.

A comissão de concurso, juntamente com a entidade contratada, acompanhará todo o processo de inscrição, realização, julgamento das provas e classificação dos aprovados. “Todas as atividades desta comissão ocorrem em sigilo, visando preservar a lisura e imparcialidade do procedimento”, diz a servidora Patricia Midori Kimura.

A Fundação Vunesp também realizou o concurso público da Câmara em 2019 e, novamente, sua contratação ocorre mediante dispensa de licitação, com fundamento na lei federal 8.666/1993 (a lei de licitações), por ser uma fundação estatutariamente destinada à pesquisa, ao ensino e ao desenvolvimento institucional na área da educação.

Segundo Patrícia, a comissão interna da Câmara tratou de assegurar junto aos organizadores do concurso na Vunesp que todos os protocolos sanitários sejam observados na data de realização da prova.

Câmara Concurso Público

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337 Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas