
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Homenagem realizada pelo vereador Pedro Kawai destaca o trabalho na Horta do Sr. Tatu, que promove educação ambiental e engajamento da comunidade.
Hortateca que fica ao lado da horta do sr. Tatu
Na última terça-feira (18), Marcus Vinicius Rocha Pereira, conhecido como Tatu, foi homenageado com o título de líder comunitário, por iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB). Durante a cerimônia, Kawai destacou que a homenagem vai além de um simples reconhecimento; "é, na verdade, um agradecimento pelo trabalho do Tatu em prol da comunidade".
A Horta do Sr. Tatu - Vivenciar para Aprender, idealizada pelo líder comunitário e localizada no bairro Eldorado, não é apenas um espaço para cultivo, mas também um ambiente lúdico e pedagógico que beneficia as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Osvladir Júlio. Os alunos têm a oportunidade de visitar a horta, onde podem brincar, plantar e aprender sobre a importância da preservação ambiental.
Na entrega da homenagem, alunos do maternal e do jardim, com idades entre dois e cinco anos, estiveram presentes para prestar sua homenagem ao idealizador do projeto. Ao lado da horta, a Hortateca, uma biblioteca voltada para crianças e adolescentes, é mantida por Antonio Chapéu e Solange Barreto, oferecendo mais uma dimensão de aprendizado para os jovens da comunidade. Durante o evento, Tom do Cordel fez a leitura do livro "Festa do Macaco Simão".
O vereador Kawai enfatizou a relevância do trabalho de Tatu, afirmando que ele não apenas transforma o presente da comunidade, mas também prepara as crianças para um futuro mais consciente e sustentável. "O Tatu assumiu a área e a transformou em um local de proteção do meio ambiente. Ele faz o trabalho hoje, pensando no futuro", declarou Kawai.
Kawai acrescentou que reconhecer e homenagear líderes como Tatu é fundamental para inspirar mais pessoas a se engajarem em iniciativas semelhantes. Emocionado, Tatu expressou sua gratidão pela homenagem e pelo apoio do vereador. "Fico muito grato por tudo o que o Kawai faz por mim e pelo bairro. Criar esta horta foi o que deu a minha vida de volta após minha aposentadoria. Levo para todos, crianças, jovens e idosos, o dia a dia junto com a natureza. Precisamos cuidar da natureza e não destruí-la", afirmou.
TRAJETÓRIA - De acordo com o projeto de decreto legislativo 71/2024, a horta foi construída em um terreno de cerca de mil metros quadrados, que era utilizado para descarte de lixo e entulho. O local também sofria com queimadas e, eventualmente, era utilizado para consumo de drogas.
Ao se deparar com a situação, Marcos Vinícius, o Tatu, que precisou se aposentar do trabalho de motorista por problemas na visão, resolveu interferir. Com o apoio da vizinhança e amigos, iniciou uma pequena horta com o plantio de folhas, legumes e frutas. Hoje, já produz alface, rúcula, coentro, salsa, pepino, abóbora, mandioca, pimenta, beterraba, tomate, chuchu, maracujá e outros alimentos. A população troca mudas por alimentos.
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Vereador prestigia festa pela instalação de parque infantil em praça
Câmara exalta legado de Benedito Giannetti pelo amor ao automobilismo
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Vereador solicita limpeza e manutenção em praça no Bairro Alto
Vereador pede melhorias para estacionamento no São Francisco/Taquaral
Vereador encaminha demandas de escola municipal do bairro Vale do Sol
Vereadores participam de solenidade no Tiro de Guerra
Vereador solicita melhorias para o Jardim São Francisco/Taquaral
Empresa de cosméticos é homenageada pelos cinco anos de atividades
Moção apoia projeto de lei que isenta taxas a atletas de baixa renda
Título de líder comunitário realça trajetória de morador do São Dimas
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral
Novo comandante do CPI-9 é homenageado por sua trajetória na PM
Imóveis abandonados poderão ser destinados a projetos sociais