EM PIRACICABA (SP) 24 DE JUNHO DE 2016

Longatto homenageia administradores do Aeroporto Pedro Morganti

Fellipe Reis e Eduardo Nogueira conquistaram a Menção Honrosa na primeira edição do Prêmio Aviação – Conhecimento e Inovação




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) teve aprovada a moção de aplausos 161/2016, na 37ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (23), em homenagem a Fellipe Ribas Dias dos Reis e Eduardo de Jesus Nogueira, pela conquista do prêmio de Menção Honrosa na primeira edição do Prêmio Aviação – Conhecimento e Inovação, na categoria Iniciativas de Inovação, realizado pela Secretaria de Aviação Civil e Esaf. 

Fellipe Reis, diretor do Aeroporto de Piracicaba, e Eduardo Nogueira, assistente administrativo do Aeroporto de Piracicaba, desenvolveram o Sistema Integrado de Registros Aeroportuários (SIRA) do Aeroporto Municipal Pedro Morganti, com a finalidade de corrigir e melhorar os registros de movimentos aeroportuários, cobrança tarifária (pousos e decolagens). As informações passaram a ser digitadas em uma tela do sistema e visualizadas por meio de monitor e armazenadas em um banco de dados. 

Trata-se de sistema inovador que recebeu Menção Honrosa na primeira edição do Prêmio Aviação – Conhecimento e Inovação, idealizado pela Secretaria de Aviação em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), na categoria Iniciativas de Inovação, a qual teve mais de 200 inscritos e entre os 22 selecionados. 

O prêmio consiste num concurso de monografias e iniciativas inovadoras em aviação no Brasil, onde foram realizadas 84 inscrições de formandos, pós-graduandos e formados em cursos de graduação e pós-graduação de instituições do Ministério da Educação (MEC), assim como de profissionais empregados no setor. A cerimônia de entrega do título foi no auditório do Ministério dos Transportes, em Brasília, em 24 de maio. 

O Sira foi desenvolvido em VBA (Visual Basic for Applications) e abrange as informações inerentes a procedimento tarifário como preenchimento automático de movimentos para digitação no Decea Bintra, automatização para emissão de Isenções e Datis (voo internacional) e cálculo automático de permanências, além de links diretos para informações via internet sobre meteorologia e navegação aeroportuária e preenchimento automático de informações a serem enviadas ao Siconfac, banco de dados atrelado ao sistema e arquivado dentro de servidor na Prefeitura Municipal. 

Além de facilitar o processo, também houve a diminuição da quantidade de vezes dos dados digitados, de quatro para uma, tornando o trabalho mais ágil e eficiente, uma vez que os dados preenchidos à mão na maioria das vezes não eram legíveis.

Legislativo José Longatto

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas