
Vereadora destaca realização de Fórum Inter-religioso Estadual
Silvia Morales apontou a necessidade de reconhecimento da emergência climática e de participação popular durante encontro realizado em Cordeirópolis
Evento aconteceu nesta terça-feira em Cordeirópolis
Crédito: Assessoria parlamentarA Prefeitura de Cordeirópolis (SP) realizou, nesta terça-feira (18), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o 2º Encontro de Lideranças Climáticas, com os objetivos de refletir coletivamente e propor ações de mitigação e adaptação às mudanças do clima.
O evento contou com a participação do mandato coletivo A Cidade é Sua, da vereadora Silvia Morales (PV); do prefeito de Cordeirópolis, José Adinan Ortolan (MDB); da vice-prefeita, Fátima Celin (PT); e de representantes do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Cordeirópolis, das secretarias de Educação e de Saúde, da Defesa Civil e do Pelotão Ambiental.
Também participaram as secretárias municipais de Piracicaba Nancy Thame, de Agricultura e Abastecimento, e Andrea Ribeiro, de Habitação e Gestão Territorial, e integrantes da Associação Brasileira de Municípios, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) campus Limeira, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) campus Rio Claro, do Consórcio PCJ e da Agência das Bacias PCJ.
O encontro foi aberto com uma apresentação cultural da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Na sequência, Joaquim Dutra Filho, secretário de Meio Ambiente de Cordeirópolis, apresentou o Inventário Municipal de Gases de Efeito Estufa e a proposta preliminar do Plano Local de Ações Climáticas (Plac), já que o encontro ocorreu em meio ao processo de audiências públicas e consulta pública relativas ao Plac.
"Há a possibilidade de futuros descontos no IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] aos munícipes que desenvolverem ações de conservação ambiental nas suas residências. E aprovamos o projeto para a implementação de placas solares fotovoltaicas nas escolas municipais", mencionou Joaquim Dutra.
Em Piracicaba, o mandato coletivo A Cidade é Sua propôs projetos de lei para a implantação do IPTU Verde no município e para a instalação de placas solares fotovoltaicas em prédios públicos, que receberam pareceres contrários, além do projeto que garantia as áreas de preservação permanente urbanas, que foi rejeitado em plenário.
"A Secretaria de Meio Ambiente de Cordeirópolis é exemplo e passa a ser referência às prefeituras da Região Metropolitana de Piracicaba por reconhecer a emergência climática e por agir ao elaborar, apresentar e discutir com a sociedade o Plac", disse Silvia Morales.
"Desde 2021, o mandato coletivo A Cidade é Sua atua em ações de participação social e popular com o intuito de democratizar o debate público da pauta climática no município e, no momento, protocolou a proposta de criação da Frente Parlamentar de Combate à Crise Climática em Piracicaba, que logo deverá estar na pauta de reunião ordinária para votação na Câmara", acrescentou a vereadora, em relação ao projeto de decreto legislativo nº 35/2024, em tramitação na Casa.
Vereadora destaca realização de Fórum Inter-religioso Estadual
Vereadora apresenta demandas à secretaria de Educação
Vereadores demonstram preocupação com casos de dengue
Rede de Proteção à Mulher revisará fluxos para aprimorar atendimentos
Mandato coletivo entrega homenagem à Associação Remo de Piracicaba
Vereadora destaca atividades culturais e esportivas na cidade
Câmara aprova moção a estudante por premiação internacional
Vereadora destaca ações parlamentares nos meses de janeiro e fevereiro
Vereadora articula parceria com equipe do Sebrae-SP em Piracicaba
Vereadora presta apoio a cooperativa de reciclagem
Câmara aprova projetos que promovem ajustes orçamentários
Vereadora, arquitetos e urbanistas discutem melhorias para o município
Fórum da Cultura apresenta proposta de eleições diretas no Comcult
Vereadora discute agricultura e meio ambiente com secretários
Veto é mantido, e prazo para regularizar edificações não é ampliado