Projeto para suspender pagamento de multas de trânsito é protocolado
Mandato Coletivo participa da 2ª Conferência do Meio Ambiente
Realização do evento foi solicitada pela vereadora Silvia Morales (PV), por meio de indicação encaminhada em outubro
A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, representou a Câmara Municipal de Piracicaba na 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Piracicaba, realizada no último sábado (30), na Central de Aulas da Esalq/USP.
“Foi uma grande oportunidade para a sociedade piracicabana participar do debate público atual sobre emergência climática, tema da conferência, e promover o debate com o olhar local, propondo ações para o enfrentamento da crise climática no nosso município”, disse a vereadora Silvia Morales.
No mês de outubro, a vereadora protocolou a indicação 3341/2024, solicitando ao Executivo a realização da Conferência. Silvia Morales foi atendida prontamente pela Prefeitura, por meio da Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente).
A organização do evento também contou com as contribuições do Mandato Coletivo “A cidade é sua”, que foi convidado para compor a Comissão Organizadora, junto à Simap e demais parceiros.
CONFERÊNCIA – O evento foi conduzido pelo presidente do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Marcos Kamogawa e teve a participação dos secretários municipais da Simap (Infraestrutura e Meio Ambiente), Ronaldo Cançado e a da Sema (Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame. O prefeito Luciano Almeida participou da abertura.
A programação contou com uma palestra sobre Emergência Climática proferida pela professora Nathália Nascimento, coordenadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental da Esalq.
Posteriormente, os participantes da conferência foram guiados para as salas divididas entre os cinco eixos temáticos definidos pelo Ministério do Meio Ambiente para a Conferência Nacional, sendo: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação
ecológica; governança e educação ambiental.
Após as discussões, os participantes escolheram dez propostas, sendo duas de cada eixo, a serem encaminhadas para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, no primeiro semestre de 2025.
Na plenária também foram eleitos os 8 delegados que devem representar Piracicaba na Conferência Estadual, sendo quatro representantes da Sociedade Civil, três do Setor Privado e um do Poder Público.
Notícias relacionadas
Vereador aciona MP para que Semae pare de jogar resíduos no Piracicaba
Diretora da Esalq, Thais Vieira, recebe Título de Cidadã Piracicabana
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia
'Saio de cabeça erguida', conclui parlamentar
Vereador pede manutenção no bairro Javary I
Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos
'É um orgulho ter servido a minha cidade', diz vereador
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Em discurso, vereador agradece por três mandatos
Empresa especializada em calibração de equipamentos será homenageada