
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Projeto de Lei Complementar aprovado nesta segunda-feira (16) também prevê que agressores terão que arcar com custos de exames e tratamentos
Alessandra Bellucci (Republicanos) e Laércio Trevisan Jr. (PL) são autores do Projeto de Lei Complementar 06/2022, que traz penalidades administrativos para quem maltratar animais em Piracicaba
Crédito: Assessoria parlamentarA previsão em lei complementar de advertências, multas e o pagamento das despesas com transporte, hospedagem, alimentação e serviços veterinários por quem maltratar animais foi aprovada na noite desta segunda-feira (16) durante a 18ª reunião ordinária de 2022 da Câmara Municipal de Piracicaba.
De autoria dos vereadores Laércio Trevisan Jr. (PL) e Alessandra Bellucci (Republicanos) o projeto de lei complementar 06/2022, aprovado em plenário, busca acrescer artigos à lei complementar 178, de 11 de janeiro de 2006, que dispõe sobre a Consolidação da legislação que disciplina o Código de Posturas do Município.
O projeto original previa a perda da guarda ou posse do animal pelos infratores por até 5 anos. Essa previsão, no entanto, foi suprimida em projeto substitutivo, assinado pela CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação).
Na justificativa, os autores destacam que “o presente projeto de lei complementar visa cumprir com o dever do Estado de zelar pelo bem-estar animal” e diz que, “além da responsabilização criminal, é necessário responsabilizar o agressor pelos danos decorrentes do seu ilícito. O Estado deve atuar de diversas formas, na educação, na conscientização e sendo sancionador. Não se pode esperar, apenas, que cada ser humano, que cada consciência, faça o seu papel no respeito à dignidade animal”.
O texto ainda lembra que há um custo elevado “com exames e tratamentos” desenvolvidos pelas diversas entidades dedicadas à causa animal e, daí, depreende-se a necessidade de que tais gastos sejam ressarcidos pelos agressores: “essa lei complementar dará aos protetores independentes e ONGs, a certeza que esse crime não ficará impune e que as despesas serão pagas não por eles e nem pelo Município”, conclui a justificativa.
A propositura ainda será apreciada em segunda discussão e, caso aprovada, segue para sanção do prefeito e publicação.
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II
Requerimento pergunta quando se iniciará o fornecimento de carteirinha para PCDs
Câmara aprova projeto que regulamenta abstenção de voto em plenário
Requerimento questiona situação da dívida ativa municipal
Vereador busca informações sobre coleta de resíduos de banheiros químicos