EM PIRACICABA (SP) 14 DE FEVEREIRO DE 2025

Mausoléu de Prudente de Moraes está deteriorado, afirma vereador

Trevisan Jr. (PL) questiona estado de abandando do patrimônio cultural em requerimento




Toque na imagem para aumentar

Vereador Trevisan Jr. (PL)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




O requerimento 94/2025, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), foi aprovado durante a 4ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (13). O documento solicita informações ao Executivo sobre o estado de conservação, manutenção e limpeza do Cemitério da Saudade, com ênfase na preservação do mausoléu de Prudente de Moraes, tombado pelo município como patrimônio cultural pelo Decreto nº 7.271/96.

Trevisan Jr. afirma, na propositura, que o "Cemitério da Saudade é um dos espaços mais relevantes para a memória e cultura do município de Piracicaba, abrigando túmulos de figuras históricas importantes". Acrescenta ainda que, após fiscalização no local, foi constatado abandono e falta de manutenção, evidenciados pelo mato alto, lixo acumulado, infraestrutura comprometida e ausência de serviços regulares de conservação.

"Dentre as situações mais preocupantes, destaca-se o Mausoléu de Prudente de Moraes, que encontra-se em estado de deterioração, com vasos de bronze soltos, placas e letras faltando", afirma o texto. Após as evidências, Trevisan Jr. questiona se a Prefeitura tem conhecimento do estado de abandono do Cemitério da Saudade, quais medidas emergenciais serão adotadas para solucionar os problemas, se há um cronograma regular de manutenção e limpeza do cemitério e qual o orçamento anual destinado à manutenção e operação do cemitério nos últimos três anos.

Em relação ao mausoléu de Prudente de Moraes, vereador quer saber se há previsão de obras ou investimentos para melhorias na infraestrutura, quais providências foram ou serão tomadas para garantir a conservação do mausoléu de Prudente de Moraes, se a Prefeitura tem realizado inspeções periódicas no mausoléu para garantir a sua preservação, se já realizou ou pretende realizar parcerias com órgãos de preservação do patrimônio histórico para restaurar o túmulo e se há algum plano específico para recuperação e manutenção, respeitando seu tombamento e valor histórico.

Justificativa - O vereador Josef Borges (PP) afirmou que a Prefeitura chamou empresas que tem o contrato e brevemente dará um retorno sobre os questionamentos.

 

Vereadores Institucional Laércio Trevisan Jr Josef Borges

Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas