EM PIRACICABA (SP) 22 DE JUNHO DE 2022

Mês de prevenção ao câncer de colorretal é aprovado na Câmara

"Março Azul-Marinho” prevê mês de conscientização sobre a doença que atinge indistintamente homens e mulheres. Autoria é do vereador Pedro Kawai (PSDB).




Toque na imagem para aumentar

Vereador Pedro Kawai (PSDB)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Foi aprovado nesta segunda-feira (20), na 26ª reunião ordinária, o projeto de decreto legislativo 22/2022 que institui na Câmara março como mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal "Março Azul-Marinho”. A autoria é do vereador Pedro Kawai (PSDB). 

Na justificativa, o parlamentar destaca que o câncer do intestino grosso, também chamado câncer de cólon e reto, ou câncer colorretal, é uma doença que atinge indistintamente homens e mulheres.  Em 90% dos casos, esse tumor se origina a partir de um pólipo adenomatoso que, ao longo dos anos, sofre alterações progressivas em suas células. 

O texto informa ainda que, segundo especialistas, na maioria dos casos, o câncer colorretal se desenvolve gradativamente por uma alteração nas células que começam a crescer de forma desordenada sem apresentar qualquer sintoma. Portanto, a principal forma de prevenção do câncer colorretal é o seu rastreamento por exames como colonoscopias, visando a detecção e retiradas dos pólipos antes de se degenerarem em câncer. 

Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens, logo após do câncer de próstata e de pulmão, e o segundo mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que haja, para cada ano do triênio de 2020-2022, cerca de 20.540 casos de câncer de cólon e reto em homens e 20.470 em mulheres. 

“Por este motivo, a proposta de instituir na Câmara o mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal é de extrema importância e necessidade, com o intuito de trazer à baila a discussão sobre essa enfermidade na sociedade piracicabana”, enfatizou o vereador.

Legislativo Reunião Ordinária Institucional Pedro Kawai

Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas