EM PIRACICABA (SP) 13 DE MARÇO DE 2023

Moção apoia estudos para criação de curso de medicina na FOP/Unicamp

Protocolada na tarde desta segunda-feira (13), moção de autoria de Wagner de Oliveira é endereçada a secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e ao reitor da Unicamp




Toque na imagem para aumentar

Propositura foi assinada e protocolada na tarde desta segunda (13) e deve ser apreciada em regime de urgência durante a 11ª Reunião Ordinária

Crédito: Assessoria parlamentar




A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou na noite desta segunda-feira (13), em regime de urgência, a moção 42/2023, de apoio ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, e ao Reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Antonio José de Almeida Meirelles, pela possibilidade de realização de estudos visando a implementação de um curso de medicina junto à FOP/Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba).

A propositura é assinada pelo vereador Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, e cita que, "a FOP/Unicamp é uma das mais importantes faculdade de odontologia do país, ocupando lugar de destaque no cenário nacional e no exterior em decorrência de seu empenho no desenvolvimento da pesquisa e da formação de alunos em seus cursos técnico, de graduação e pós-graduação". 

O texto ainda destaca que Piracicaba é a sede da Região Metropolitana, que leva seu nome, e que "agrega uma ampla área de saúde em constante expansão, com infraestrutura e profissionais da mais alta qualificação que podem dar suporte para a consolidação da faculdade pública de medicina junto à FOP/Unicamp".

Ao justificar seu voto favorável à moção, Rai de Almeida (PT) reforçou a importância de uma universidade pública de medicina na cidade, e que a Unicamp é referência na área, para além do estado de São Paulo.

Ela ainda falou sobre o encerramento das atividades do campus Taquaral da Unimep, e sobre movimentações políticas no sentido de pleitear a sua aquisição por uma universade pública: "quero aproveitar o ensejo e dizer que há outro movimento em andamento, que é a possibilidade, também, de termos uma universidade Federal em Piracicaba, no campus Taquaral. Antes de vendê-lo, que possamos transformar aquele patrimônio em uma Universidade Federal. Existe um movimento, estamos buscando adesão da sociedade para colocar essa reivindicação na pauta do Governo Federal". 

Educação Legislativo Wagner Oliveira Rai de Almeida

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas