EM PIRACICABA (SP) 14 DE FEVEREIRO DE 2025

Moção de aplausos enaltece pesquisador da conservação florestal

Propositura do vereador Pedro Kawai (PSDB) homenageia Pedro Henrique Santin Brancalion, docente da Esalq/USP




Toque na imagem para aumentar

Moção de aplausos enaltece pesquisador da conservação florestal

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), na moção de aplausos 217/2024, aprovada por unanimidade, na 76ª Reunião Ordinária, em dezembro de 2024 homenageia o professor Pedro Henrique Santin Brancalion. O docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) foi reconhecido internacionalmente como um dos pesquisadores mais influentes do mundo. A entrega da comenda aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), nas dependências da Esalq, em ato solene onde o pesquisador registrou a sua satisfação pelo reconhecimento do Poder Legislativo local.

O vereador Pedro Kawai fez a entrega da moção e do quadro alusivo à honraria concedida. O parlamentar destacou a relevância da Câmara em reconhecer a conquista do professor, em trabalho que dignifica o universo científico e dá visibilidade internacional para Piracicaba, na defesa do meio ambiente. “O professor Pedro Brancalion é um orgulho para nossa cidade. Sua inclusão nesse seleto grupo de pesquisadores demonstra o compromisso com a ciência de excelência, ao mesmo tempo em que projeta o nome de Piracicaba para o cenário global”, afirmou o parlamentar, que ainda considerou o papel fundamental para uma sociedade ao contar com pessoas que estão voltadas em ajudar o próximo, na defesa de um mundo mais sustentável.

Pedro Henrique Santin Brancalion recebeu a honraria ao lado de seus pais: Valdete e Pedro Brancalion e, da diretora da Esalq, Thais Vieira, que destacou a relevância da Instituição ser elevada no cenário internacional, com o trabalho do pesquisador e, de também ser reconhecida pela Câmara de Piracicaba. O professor reconheceu que o sucesso não foi apenas seu e, sim graças às ótimas condições que a Esalq oferece aos pesquisadores. "A Esalq é que me dá oportunidade de desenvolver um trabalho de conquista internacional", concluiu o pesquisador, que ainda fez menção à educação recebida de seus pais.

No teor da moção, o vereador Pedro Kawai enfatiza que o reconhecimento ao professor Brancalion é baseado no levantamento divulgado pela consultoria britânica Clarivate Analytics, que elenca os cientistas mais citados globalmente ao longo da última década. A análise utilizou dados do índice de citações da plataforma Web of Science, complementados por estudos do Instituto de Informações Científicas (ISI) da Clarivate. A lista destaca 6.636 pesquisadores de 59 países e 21 áreas de pesquisa, e o professor figura entre os 14 cientistas brasileiros incluídos no ranking, sendo a USP a instituição com maior representação nacional.

Brancalion integra o Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP, onde desenvolve estudos relacionados à restauração ecológica e conservação florestal. Seu trabalho tem recebido ampla visibilidade no meio acadêmico, refletido no volume significativo de citações em publicações científicas. Além do reconhecimento ao professor, a moção também enaltece a relevância da ciência brasileira no contexto mundial, apesar dos desafios enfrentados na área de pesquisa e inovação.

Pedro Kawai Homenagem

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas