
Vereador solicita recapeamento de via pública no bairro Castelinho
Homenagem de Pedro Kawai contempla uma entidade que atua em projeto formativo, de acolhimento e assistência para crianças em situação de vulnerabilidade
Organização Gaia+ recebe moção de aplausos pelos 10 anos de atuação
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), na moção de aplausos 192/2024, aprovada por unanimidade, na 66ª Reunião Ordinária, em 2024, parabeniza a Organização Gaia + pelos 10 anos de fundação em Piracicaba. A entrega da honraria aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), nas dependências da Ong, rua Dona Santina, 291, Vila Rezende, mediante a presença de diretores, professores e colabores do projeto.
A diretora Executiva da Gaia+, Gabriela dos Santos, ao lado de sua mãe, que também integra a diretoria da entidade, Naira Pacifico receberam a honraria da Câmara e, registraram a satisfação pela homenagem, com destaque ao trabalho que a Gaia+ se pauta em dinamizar projetos formativos, com atuação no acolhimento e assistência para crianças em situação de vulnerabilidade, por meio da assistência social, dos esportes e da cultura, o que abrange 82 crianças, do 1º ao 4º ano, do ensino fundamental, na faixa etária dos 5 aos 10 anos.
Os colaboradores, Leandro Moeda Zambello e Marcus Nunes, além de Allyf Winkert, professor de música e Giulia Valeriano, da oficina de dança e a estagiária de comunicação, Julia Justo também falaram da alegria pelo reconhecimento da Câmara, por intermédio da moção de aplausos, frente às atividades que desenvolvem com o grupo de crianças, onde a maioria é proveniente da região norte da cidade, distrito de Santa Teresinha.
O vereador Pedro Kawai, na leitura do texto da moção enalteceu o papel da Câmara, em consonância com a população, no reconhecimento da trajetória de trabalho que a organização se pauta em Piracicaba, no atendimento social e, contribuindo com a formação do aluno no contraturno escolar.
Trajetória - fundada em outubro de 2014, em Piracicaba, a Gaia+ é reconhecida nacionalmente por seus projetos voltados para a promoção dos direitos humanos e a inclusão social. Qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), a instituição é auditada anualmente e detém o selo A+ de Gestão e Transparência. Além disso, possui o Certificado de Reconhecimento de Entidade Promotora dos Direitos Humanos e faz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piracicaba.
Ao longo dos anos, a organização foi eleita seis vezes entre as 100 melhores do Brasil, sendo premiada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha pelo seu Melhor Projeto Social. A missão da Gaia+ é “possibilitar que as pessoas atinjam o máximo de suas potencialidades por meio da educação, ampliando a consciência e a compaixão, para construirmos um mundo melhor”. Esses valores se refletem na oferta de programas que acolhem grupos diversos e no desenvolvimento de eventos específicos voltados a populações minorizadas.
Entre as parcerias da Gaia+ estão o Hospital Israelita Albert Einstein, a Emory University (EUA), o Instituto Ayrton Senna, a Universidade Federal de Goiás e o Fundo Pranay.
No Brasil a Gaia nasceu em São Paulo, em 2009 para construir um mercado financeiro mais humano. Com mais de R$ 20 bi em operações, era composto por empresas de investimentos de impacto (Gaia Impacto) e tradicionais (Planeta). Em março de 2022, a Planeta foi vendida. Os recursos da venda e as ações da Gaia foram doados para a ONG, criada com objetivo de fazer investimentos de impacto. O Grupo seguiu com o mesmo time e, principalmente, os mesmos valores e causas, sendo que todo o lucro foi destinado para causas sociais por meio dos próprios projetos.
A Ong promove a educação de habilidades socioemocionais para crianças em vulnerabilidade e professores da rede pública, para que atinjam o máximo de suas potencialidades. O trabalho desenvolvido foca na teoria e prática de conceitos como compaixão, autocompaixão, garra, resiliência e gratidão, onde se busca imaginar um mundo em que a educação com compaixão esteja presente nos espaços de aprendizagem, fortalecendo pessoas, para que possam tomar decisões conscientes para um mundo melhor.
O projeto em Piracicaba já transformou a vida de mais de 800 crianças, desde 2015. Também são desenvolvidas atividades esportivas, onde se desenvolve a empatia, a consciência corporal, o espírito esportivo e a interdependência, com atividades de diversas modalidades. Além de atividades de arte e cultura, com oficinas diversas, onde se trabalha a criatividade, o senso crítico e celebração da autenticidade e a sensibilidade das crianças.
Atividades de saúde também é destaque na organização, como a promoção do bem-estar físico e mental, incentivando hábitos saudáveis e que colaboram para a qualidade de vida e autoestima das crianças. A entidade atua em dois projetos (Gaia+ Crianças e SEE Learning), que são focados na infância e nos educadores, com referência ao legado educacional de Paulo Freire, que diz que a educação não transforma o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo.
Diversos colabores apoiam o projeto: Aline Fernandes (Gestão de pessoas - VIP), Allyf Winkert (Educação social), Amanda Cerqueira (Gestão de pessoas - VIP), Eduardo Pacífico (Projetos educacionais Diretor da ONG Gaia+), Emerson Fernandes (Diretor), Flávia Lima (Projetos educacionais Educação social), Gabriela Pacífico (Parcerias e impacto Diretora), Gerusa Correa (Assistência social Piracicaba),Giulia Felicio (Educação social), Jéssica Freitas (Comunicação e conteúdo), João Pacífico (Diretor), Laura Isis (Administrativo Piracicaba), Leandro Zambello (Educação social), Marcus Mendes (Educação social), Marília Camargo (Parcerias e impacto), Naira Pacífico (Gestão pedagógica Piracicaba), Priscila Navarro (Diretora), Rodrigo Ruschel (Projetos educacionais Educação social), Sayuri Morinaga (Comunicação e conteúdo), Thais Galesi (Educação social) e Valentin Conde (Projetos educacionais Educação social).
Vereador solicita recapeamento de via pública no bairro Castelinho
Moção homenageia 70 anos da Polícia Militar Feminina do Estado de São Paulo
Requerimento aponta questionamentos sobre o serviço ‘Cata-Cacareco’
Vereador defende contratação de guardas antes do novo Estatuto
Alunos da ETEC apresentam projeto ambiental a vereador
Solenidade destaca a vocação dos profissionais da enfermagem
Vereadores participam de ato público pelos 150 anos da ponte Irmãos Rebouças
Alunos do Colégio Adventista participam do projeto Conheça o Legislativo
Projeto sobre placa com informações em elevadores é aprovado em 2ª discussão
Empresa de automação e máquinas industriais completa 40 anos e é homenageada
Vereador, na tribuna, apresenta dados sobre violência contra as mulheres
Vereador participa do lançamento de selo comemorativo dos 75 anos do Sincop
Vereador destaca os 75 anos do Sindicato dos Contabilistas
Escola do Legislativo apresenta demonstrativo de atividades realizadas em abril
Indicação pede equipamentos de lazer e infraestrutura no Nova Água Branca