EM PIRACICABA (SP) 16 DE MAIO DE 2025

Vereador defende contratação de guardas antes do novo Estatuto

Na tribuna, Pedro Kawai citou concursos vigentes e pediu reposição do efetivo da Guarda Civil Municipal de Piracicaba




Toque na imagem para aumentar

Vereador Pedro Kawai (PSDB)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




Na noite desta quinta-feira (15), durante a 26ª Reunião Ordinária de 2025, o vereador Pedro Kawai (PSDB) fez uso da tribuna para defender a realização de concurso público para a Guarda Civil Municipal antes da tramitação do projeto de criação do Estatuto da corporação. Segundo ele, a medida é necessária para recompor o efetivo, que vem sendo reduzido ao longo dos anos.

Durante a fala, o vereador argumentou que a regulamentação da carreira por meio do Estatuto é importante, mas que a carência de profissionais precisa ser enfrentada com urgência. “Não adianta a gente querer fazer o estatuto e a guarda vai continuar deficitária do seu efetivo”, afirmou. Ele citou que o número de servidores da Guarda tem diminuído por causa de aposentadorias, falecimentos e afastamentos, e cobrou providências do Executivo. “Ela precisa fazer o concurso público para contratar novos guardas e guardas femininas.”

Kawai ressaltou que há concursos públicos vigentes no município para diferentes áreas e que parte deles ainda não resultou em convocações. “Piracicaba tem hoje 48 concursos em aberto, das mais diversas secretarias. Foi feito o concurso e não foi chamado”, disse. O vereador informou que a validade desses concursos vai até outubro de 2025 e agosto de 2026, dependendo da área, e defendeu que as contratações ocorram dentro dos prazos legais.

Escola do Legislativo -  o vereador aproveitou a presença de alunos do curso de Direito da FATEP no plenário para apresentar um panorama das ações desenvolvidas pela Escola do Legislativo da Câmara. Segundo ele, a iniciativa tem como pilares a formação cidadã, a educação política e a participação da sociedade, por meio de cursos, oficinas e palestras gratuitas.

Kawai informou que, no mês de abril, 468 pessoas participaram de pelo menos uma das quatro atividades realizadas pela escola. Ele destacou a parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que promove cursos de Libras, nos níveis iniciante e intermediário, às segundas e quartas-feiras, na sede do Legislativo. As ações são abertas ao público e os participantes recebem certificados que podem ser utilizados como horas complementares. “É totalmente gratuito, não tem cobrança de taxa nenhuma”, ressaltou.

O vereador convidou os estudantes a acessarem o canal da Escola do Legislativo no YouTube, onde estão disponíveis as gravações das atividades anteriores, e a acompanharem o site e as redes sociais da instituição para consultar a programação atual.

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas