EM PIRACICABA (SP) 22 DE MARÇO DE 2023

Modelo de acolhimento de crianças, Casa do Bom Menino celebra 60 anos

Reunião solene em comemoração ao aniversário da instituição foi realizada nesta terça-feira (21), por iniciativa do vereador Gustavo Pompeo (Avante)




Toque na imagem para aumentar

Casa do Bom Menino celebra 60 anos de trabalho na inclusão de crianças e adolescentes

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




Em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (21), a Câmara Municipal de Piracicaba celebrou os 60 anos de fundação da Casa do Bom Menino, entidade responsável pelo acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar em situação de vulnerabilidade social. A solenidade ocorreu através do requerimento 4/2023, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante). Atualmente, a Casa do Bom Menino atende 106 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, em 10 casas lares. A instituição é responsável pela educação dos menores, fornecendo espaço de moradia, sob a orientação de educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos.

Foram homenageados, na solenidade, o atual presidente da Casa do Bom Menino, Alexandre Aparecido David, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba, Euclídia Fioravante, o promotor de justiça Paulo Kishi, o procurador-geral do município e integrante da diretoria da instituição, Guilherme Monaco de Mello, o juiz de Direito Rogério de Toledo Pierri, representado por Rodrigo Testa e os voluntários Maria Mariana Santos Silva, Francisco Dal Piccolo, Thiago Corazza e Marco Antonio Guidotti, representado por Marcelo Guidotti, além de Lisandra Reynaldo Pegorari, representando o Rotary Club.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo autor da homenagem, Gustavo Pompeo, pelo presidente da Casa do Bom Menino, Alexandre David, pelos promotores de justiça Paulo Kishi e Luiz Sérgio Catani e pelo procurador-geral do município, Guilherme Monaco de Mello.

Modelo - Em seu discurso, Kishi destacou os 60 anos de parceria entre o Poder Judiciário e a instituição. “São 60 anos de uma instituição que trouxe tantos benefícios à sociedade, promoveu a inclusão social de várias crianças e jovens de Piracicaba. A sociedade que não cuida de suas crianças não cuida do seu futuro”, colocou. O promotor Catani avaliou os desafios de se manter a instituição por tantos anos. “Manter uma instituição por alguns anos não é fácil, imagina por 60 anos, atendendo todas as exigências e os serviços que devem ser bem prestados para que crianças e adolescentes sejam bem protegidos”, afirmou.

O atual presidente lembrou da formação do grupo que compõe a atual diretoria, capitaneado pelo promotor Kishi, em 2009, depois de 11 anos de intervenção judicial pela qual passou a instituição. “Hoje a Casa do Bom Menino é um modelo de acolhimento institucional. Introduziu as casas lares, com mães e pais sociais, junto com equipe técnica bastante capacitada, que tem a capacidade de transformar a vida dessas crianças”, explicou.

Autor da homenagem, Pompeo relatou sobre a relação de respeito e convivência que possui com a instituição. “Que bom que a sociedade civil acolhe também o Bom Menino e permite que a Casa acolha essas crianças e adolescentes, para trazer qualidade de vida para essas crianças. Quem muda uma vida salva o mundo inteiro”, avaliou. Ele também incentivou o depoimento de um ex-voluntário da Casa, João Scarpa, que comentou sobre o encontro com o filho, hoje com 17 anos, que era acolhido pela instituição.

Durante a solenidade, a diretoria da Casa do Bom Menino ainda recebeu a moção de aplausos 206/2022, também de autoria de Pompeo, além de homenagens prestadas pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e Unimed Piracicaba.

Em nome da diretoria, Guilherme Monaco fez o discurso de agradecimento. “Receber uma homenagem do Poder Legislativo significa que fizemos o dever de casa. Esta nova diretoria escreveu uma nova história. Passamos a ter um trabalho mais humanizado. A escolha dos profissionais foi decisiva para que a Casa do Bom Menino chegasse à situação que chegou hoje, modelo de acolhimento institucional”, disse.

Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da reunião solene.

 

Gustavo Pompeo Homenagem

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas