EM PIRACICABA (SP) 14 DE MARÇO DE 2023

Movimento Roxo desperta conscientização sobre a Epilepsia

Organizado pelo vereador André Bandeira, o evento acontece no próximo dia 18 de março.




Toque na imagem para aumentar

Movimento Roxo desperta conscientização sobre a Epilepsia

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O Movimento Roxo vai acontecer no próximo dia 18 de março, das 10h00 às 12h00 na sala "Maria Dirce", na Estação da Paulista, visando a conscientização sobre os direitos da pessoa com Epilepsia. O movimento é organizado em Piracicaba pelo gabinete do vereador André Bandeira (PSDB). 

O dia 26 de março marca o Purple Day, Dia do Roxo, uma data celebrada no mundo inteiro e que tem como principal objetivo a conscientização sobre a epilepsia – uma doença que atinge milhões em todo o planeta e que ainda é cercada de muitas dúvidas e mitos. 

Esta iniciativa surgiu em 2008, no Canadá, inspirada no relato de uma criança chamada Cassidy Megan, ao compartilhar seu sentimento de solidão por ter Epilepsia. A cor roxa foi escolhida em alusão às lavandas, por ser uma flor ligada ao sentimento de isolamento, descrito por Cassidy.

O objetivo original da campanha era incentivar o diálogo sobre Epilepsia, num esforço comum para reduzir os mitos e fazer com que as pessoas não se sentissem sozinhas.  

Esta pequena iniciativa foi ganhando força e, incentivada por grandes instituições como a Liga Internacional de Combate à Epilepsia (ILAE), Epilepsy Foundation, Epilepsy Society, entre outras, ganhou projeção mundial.

Atualmente, dezenas de países participam da campanha. Em Piracicaba, foi instituída no calendário de eventos do município pela lei 9.747/2022, autoria do vereador André Bandeira, através do projeto de lei 78/2022 e tem como foco central utilizar a informação como ferramenta-chave para reduzir o preconceito e o estigma sobre Epilepsia. 

A Epilepsia, segundo a Liga Brasileira de Epilepsia, é uma doença neurológica caracterizada por alteração, temporária e reversível, das descargas elétricas cerebrais ocasionando as crises epilépticas que podem se manifestar por meio de alterações da consciência ou dos movimentos erráticos, sensitivos/sensoriais, autonômicos como suor excessivo, queda de pressão ou psíquicos involuntários. A doença afeta pessoas de todas as faixas-etária e tem causas diversas. 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, cerca de 5 milhões de pessoas são diagnosticadas com Epilepsia. A taxa é quase três vezes maior nos países de baixa e média renda com 139 casos para cada 100 mil indivíduos. Em economia de renda alta, são 49 para 100 mil pessoas.

A maior parte dos tipos de Epilepsia, que podem ser sucintamente divididas entre parciais e generalizadas, tem início na infância, até os cinco anos de idade. A condição é mais recorrente em bebês nascidos em países em desenvolvimento e em populações rurais.

A Epilepsia infantil pode ter diversas causas: “podem surgir a partir de problemas congênitos ou malformações, algumas infecções cerebrais como encefalite e meningite viral ou tumores cerebrais ou algum trauma ou ferimento na região do cérebro”. Cada subtipo de Epilepsia afeta o cérebro de maneira diferentes. O diagnóstico é feito a partir da suspeita clínica e depois se pedem exames complementares. 

A ideia é simples: no dia 18 de março você é convidado a ser solidário a esta causa, seja vestindo algo roxo, se interessando em entender um pouco mais sobre Epilepsia, participando das atividades que acontecerão na sala de eventos "Maria Dirce" na Estação da Paulista, das 10h00 às 12h00.

Neste dia haverá palestra com a Dra. Daniela Bezerra, neurologista Infantil, especialista em Epileptologia pela Liga Internacional contra Epilepsia e coordenadora do Ambulatório de Epilepsia infantil da Faculdade de Medicina do AC de São Paulo. O tema da palestra será sobre dieta cetogênica, um dos tratamentos para pessoas com Epilepsia. 

SERVIÇO - Haverá também venda de camisetas do Dia Roxo no local e atrações para as crianças. O evento é uma realização do vereador André Bandeira em parceria com o Grupo Epilep. Cia e tem patrocínio das empresas Dual Fisio, Espaço Terapêutico de Piracicaba, Instituto Cavalgar, Apreciatte Churrascaria, Chef Hagi Rotisserie e VM Home Care saúde em casa. Apoiam também o evento, a ABE – Associação Brasileira de Epilepsia, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Escola Grau Técnico, Abtec Cursos, Fios do Bem e Secretaria Municipal da Ação Cultural – SEMAC. 

 

Legislativo André Bandeira

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas