
Vereador pede instalação de base para reforçar segurança no Uninorte
Vereadora Silvia Morales cobra preservação da orla e ações para diversas áreas.
Silvia Morales (PV)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A cidade é sua”, ocupou por duas vezes a tribuna da Câmara durante a 2ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite desta quinta-feira (6), para tratar da preservação da orla do Rio Piracicaba e de pautas prioritárias do mandato coletivo.
Na primeira vez que utilizou a tribuna, como líder partidária, Silvia Morales abordou exclusivamente a preservação da orla do Rio Piracicaba, destacando sua importância ambiental, turística e cultural. “Eu pedi esse tempo de líder para falar de um assunto que acredito ser de interesse de toda a sociedade piracicabana, sobre o nosso Rio Piracicaba, sobre a nossa Rua do Porto, sobre a nossa orla, nosso principal cartão postal. Eu acho que poucas cidades têm um rio tão importante, um rio tão bonito como o nosso”, afirmou.
A vereadora destacou que o tema vem sendo debatido há anos e mencionou o projeto Beira Rio, de 2004, e o Decreto 10.643/2004, que protege patrimônios como a Casa do Povoador e o Museu da Água. Segundo ela, se o Engenho não tivesse sido desapropriado tempos atrás, hoje não poderia ser utilizado para eventos culturais e sociais. “Precisamos debater essa pauta em todos os níveis: turismo, social, lazer e ambiental”, concluiu.
Na segunda vez que utilizou a tribuna, abordou outros temas prioritários do mandato coletivo e reafirmou a posição contrária à reforma administrativa, argumentando que a medida não valorizou os servidores e criou novos cargos comissionados. “Embora tenhamos votado contra a reforma administrativa, já expusemos nossos motivos, como a não valorização dos servidores e a criação de novas cargas comissionadas”, pontuou. Além disso, destacou a continuidade do mandato em temas como sustentabilidade, cultura, Procuradoria Especial da Mulher, informatização da Prefeitura, regularização de alvarás, Semae, saúde e turismo.
Na área ambiental, Silvia mencionou a aprovação do IPTU Verde e a participação do mandato em debates sobre políticas climáticas. Ao tratar da situação dos engenheiros municipais, apontou falhas no sistema digital da Prefeitura e defendeu mais agilidade na concessão de alvarás. Ela ressaltou a necessidade de avanços na regularização das edificações e afirmou que o mandato coletivo seguirá trabalhando para que um projeto de lei vetado sobre o tema volte a ser debatido.
Silvia finalizou reiterando o compromisso do mandato coletivo com a fiscalização da administração municipal e o atendimento às demandas da população. “Se a gestão vai bem, Executivo, Legislativo e a cidade inteira ganham com isso. Então, desejo um mandato profícuo a todos”, concluiu.
Vereador pede instalação de base para reforçar segurança no Uninorte
Vereador acolhe demandas de escola do bairro Vale do Sol
Vereador protocola projeto de lei contra shows com apologia ao crime
Vereador fiscaliza retorno das obras na rua Fernando Lopes
Vereador acompanha operação tapa-buraco no bairro Nova Suíça
Vereadora propõe instalação de bebedouros em locais de grande fluxo
Requerimento aponta má conservação do cemitério da Vila Rezende
Vereador aponta problemas estruturais em escola no Jardim Glória
Vereadora destaca atividades culturais e esportivas na cidade
Requerimento pede informações sobre instalação de academia ao ar livre
Vereador pede à Prefeitura remoção de árvore na Vila Prudente
Requerimento questiona realização de eventos no Engenho Central
Vereador destaca origem humilde e ações em comunidade
Vereador cobra soluções para problemas de infraestrutura em bairros
Na Tribuna, vereador comenta atendimento de demandas e ações