EM PIRACICABA (SP) 07 DE FEVEREIRO DE 2025

Na tribuna, parlamentar aborda Rio Piracicaba e demandas do mandato

Vereadora Silvia Morales cobra preservação da orla e ações para diversas áreas.




Toque na imagem para aumentar

Silvia Morales (PV)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401





A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A cidade é sua”, ocupou por duas vezes a tribuna da Câmara durante a 2ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite desta quinta-feira (6), para tratar da preservação da orla do Rio Piracicaba e de pautas prioritárias do mandato coletivo.

Na primeira vez que utilizou a tribuna, como líder partidária, Silvia Morales abordou exclusivamente a preservação da orla do Rio Piracicaba, destacando sua importância ambiental, turística e cultural. “Eu pedi esse tempo de líder para falar de um assunto que acredito ser de interesse de toda a sociedade piracicabana, sobre o nosso Rio Piracicaba, sobre a nossa Rua do Porto, sobre a nossa orla, nosso principal cartão postal. Eu acho que poucas cidades têm um rio tão importante, um rio tão bonito como o nosso”, afirmou.

A vereadora destacou que o tema vem sendo debatido há anos e mencionou o projeto Beira Rio, de 2004, e o Decreto 10.643/2004, que protege patrimônios como a Casa do Povoador e o Museu da Água. Segundo ela, se o Engenho não tivesse sido desapropriado tempos atrás, hoje não poderia ser utilizado para eventos culturais e sociais. “Precisamos debater essa pauta em todos os níveis: turismo, social, lazer e ambiental”, concluiu.

Na segunda vez que utilizou a tribuna, abordou outros temas prioritários do mandato coletivo e reafirmou a posição contrária à reforma administrativa, argumentando que a medida não valorizou os servidores e criou novos cargos comissionados. “Embora tenhamos votado contra a reforma administrativa, já expusemos nossos motivos, como a não valorização dos servidores e a criação de novas cargas comissionadas”, pontuou. Além disso, destacou a continuidade do mandato em temas como sustentabilidade, cultura, Procuradoria Especial da Mulher, informatização da Prefeitura, regularização de alvarás, Semae, saúde e turismo.

Na área ambiental, Silvia mencionou a aprovação do IPTU Verde e a participação do mandato em debates sobre políticas climáticas. Ao tratar da situação dos engenheiros municipais, apontou falhas no sistema digital da Prefeitura e defendeu mais agilidade na concessão de alvarás. Ela ressaltou a necessidade de avanços na regularização das edificações e afirmou que o mandato coletivo seguirá trabalhando para que um projeto de lei vetado sobre o tema volte a ser debatido.

Silvia finalizou reiterando o compromisso do mandato coletivo com a fiscalização da administração municipal e o atendimento às demandas da população. “Se a gestão vai bem, Executivo, Legislativo e a cidade inteira ganham com isso. Então, desejo um mandato profícuo a todos”, concluiu.

Legislativo Institucional Silvia Maria Morales

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas