EM PIRACICABA (SP) 18 DE FEVEREIRO DE 2025

Vereadora destaca atividades culturais e esportivas na cidade

Silvia Morales, na tribuna da 5ª Reunião Ordinária, falou sobre blocos de carnaval da cidade, sobre o 7º Passeio a Remo, realizado no sábado, e sobre planejamento urbano




Toque na imagem para aumentar

Silvia Morales em discurso na tribuna da noite desta segunda-feira (17), na 5ª Reunião Ordinária de 2025

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)





Ao fazer uso da tribuna na 5ª Reunião Ordinária de 2025, a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, destacou diversos eventos realizados na cidade durante o final de semana, entre eles os desfiles carnavalescos do Bloco da Salomé e do Bloco do Peixe Frito. 

“É uma festa muito bonita. Carnaval é cultura popular. Nós temos que prestigiar”, falou a parlamentar, que lembrou da existência de diversos blocos na cidade que se agrupam em um coletivo.

Silvia também destacou em seu discurso o 7º Passeio a Remo no Rio Piracicaba, realizado no último sábado, que reuniu centenas de embarcações para percorrer um trajeto de cerca de 23 quilômetros entre o Largo dos Pescadores, na Rua do Porto, e o condomínio Terras de Artemis. 

“São quatro horas de descida e, infelizmente, no meio do caminho, nós nos deparamos com mortandade de peixes. Passando o rio Corumbataí, chegando quase em Artemis, nós nos deparamos ali com vários peixes mortos, mas o próprio pessoal da Associação Remo e as pessoas das empresas que apoiaram o passeio já tomaram as providências de questionar a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). E nós estamos aqui também, em público, questionando, porque tinha bastante peixe morto no nosso rio Piracicaba no sábado”, disse a parlamentar.

Silvia ainda acrescentou: “Nosso rio está com um monte de problemas, com nível baixo de oxigênio, muitos coliformes, muito acima do que a legislação do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) permite. Nós pedimos também aqui para que as autoridades, para que os órgãos de fiscalização ambiental, prefeitura, Cetesb, fiquem atentos a essa questão”.

Planejamento urbano  e habitação social - Em seu segundo discurso na tribuna na noite desta segunda, a parlamentar também reforçou a centralidade do planejamento urbano como política pública, destacou a importância que o extinto Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) teve na cidade e lembrou de movimentos e ações coletivas que existiram no município em décadas passadas, a exemplo da Asfap (Associação dos Favelados de Piracicaba), citada anteriormente pelo vereador Renan Paes (PL) em discurso na tribuna quando relatou a participação de sua mãe no movimento.

“Não é pejorativo falar favela, porque a favela é o nome de uma planta. Então, ainda fala-se favela, embora haja alguns sinônimos, mas favela é o nome de uma planta que veio lá do Morro de Canudos. Estudei muito a Asfap, por isso a hora que você [Renan] falou, eu disse ‘vou subir falar [na tribuna], porque acho que é muito importante valorizar esse tempo em que eles brigavam pela habitação social. Acho que isso é importante, era de fato a luta pela terra, a luta pela regularização, a luta pela moradia. Então, por isso que acho que eu tenho essa veia aí que vem desde aquela época junto com o pessoal que mais precisa de moradia”, trouxe Silvia.

Os discursos completos da parlamentar na 5ª Reunião Ordinária podem ser revistos nos vídeos disponibilizados acima.

Legislativo Silvia Maria Morales

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas