
Arquiteta alerta na Tribuna Popular sobre alta mortalidade no trânsito
De acordo com a oradora Nilcelene de Toledo, o AA existe em Piracicaba há 57 anos
Oradora Nilcelene de Toledo
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Durante 37ª reunirão ordinária da Câmara, realizada nesta segunda-feira (26), a oradora Nilcelene de Toledo usou a tribuna popular "Ditinha Penezzi" para falar sobre a história do Alcoólicos Anônimos (AA) e o funcionamento do grupo, destacando a importância do acolhimento e da divulgação do trabalho.
Nilcelene explicou que o AA é "uma irmandade de homens e mulheres que compartilham entre si suas experiências, força e esperança", com o objetivo de superar o alcoolismo e ajudar outras pessoas a alcançarem a sobriedade. “O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber”, afirmou. Ela ressaltou que não há taxas nem vínculo com instituições políticas ou religiosas.
A oradora compartilhou que o AA está completando 90 anos no mundo, tendo sido fundado por Bill Wilson e Dr. Bob em 1935. Em Piracicaba, o grupo chegou em 1968, há 57 anos. Nilcelene relatou sua experiência pessoal com o alcoolismo, que teve início após uma cirurgia bariátrica e culminou em internações e perda da sua empresa. “Cheguei a morar na rua, abandonei minha empresa. Foi uma doença terrível, mas tive o privilégio de ter a rede de apoio do AA”, disse.
Ela destacou o grupo “Colchas de Retalhos”, voltado ao acolhimento de mulheres, com reuniões online e apoio de diversos profissionais. Segundo Nilcelene, o alcoolismo afeta a mulher de forma diferente: “A mulher suporta menos doses e o alcoolismo se agrava em menos tempo”. Ela alertou sobre os impactos do vício, como isolamento social, desemprego, deterioração de relações familiares e saúde mental fragilizada. “A mulher que bebe muitas vezes sofre em silêncio e não busca ajuda”, disse.
Nilcelene concluiu sua fala, pedindo que espaços públicos permitam a fixação de cartazes do AA. “É importante que essa informação esteja acessível, nos CAPS, nas unidades de saúde, na própria Câmara”, disse.
Arquiteta alerta na Tribuna Popular sobre alta mortalidade no trânsito
Orador fala sobre alcance das drogas: 'Tragédia social e de saúde pública'
Lar dos Velhinhos busca parcerias para ampliar cuidados a idosos
Na Tribuna Popular, orador defende o esporte como prevenção ao álcool e drogas
Na Tribuna Popular, oradora cobra melhorias no bairro Vila Sônia
Na Tribuna Popular, orador pede apoio para implantação do Aeroporto Regional
Tribuna Popular apresenta trabalho do Al-Anon
Conselheira tutelar anuncia lançamento da plataforma Conexão Cidadã
Oradora frisa necessidade de ações preventivas de combate à dependência química
No Dia do Meio Ambiente, professor denuncia problemas em ecoponto
Orador defende que 50% do orçamento municipal seja reservado para servidores
Tribuna Popular: bióloga propõe o fortalecimento do Núcleo de Educação Ambiental
Na tribuna, oradora fala sobre Políticas Públicas e Democracia
Oradora discursa na tribuna popular e pede melhorias em praças e vias da cidade
Situação do planejamento da cidade hoje é caótica, lamenta arquiteta