
Orador fala sobre alcance das drogas: 'Tragédia social e de saúde pública'
Alunos da Escola Estadual Dionetti Callegaro Miori redigiram um manifesto em que relatam a situação precária do Ecoponto do Jardim Oriente e entorno
Comunidade escolar vivencia diariamente os problemas ocasionados pela falta de manutenção do ecoponto do Jardim Oriente
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Piracicaba, na 32ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (5), trouxe uma denúncia sobre a situação degradante em que se encontra o Ecoponto do Jardim Oriente. O orador Élcio Maichacki é professor da Escola Estadual Dionetti Callegaro Miori, que é vizinha do ecoponto e cuja comunidade vivencia diariamente os problemas ocasionados pela falta de manutenção do espaço e do entorno.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, o professor contou como os problemas se agravaram no local desde um incêndio, em 19 de maio, que culminou com o fechamento do ecoponto. Ele relatou que até hoje ainda sai fumaça dos escombros e o mau cheiro causa problemas respiratórios aos alunos, que muitas vezes precisam deixar as aulas mais cedo.
Além disso, com o ecoponto fechado, muitas pessoas descartam entulhos no entorno, o que tem resultado em vários focos de lixão nas proximidades. “A tendência é esses lixões aumentarem e o perigo ali é o fogo”, salientou. “Se não puderem tirar o ecoponto dali, que não deixem pegar foto. Os detritos precisam ser retirados diariamente porque é um material inflamável. A saúde da comunidade está em jogo. Que a Prefeitura gerencie o econoponto de forma mais eficiente e que não ocorra mais prejuízo para os moradores”.
Na Tribuna, o orador também leu um manifesto dos alunos da escola, em que relatam os problemas de estudarem tão próximo ao ecoponto, o que proporciona o surgimento de insetos e bichos peçonhentos no ambiente escolar. Eles apresentaram um abaixo-assinado, no qual pedem a realocação do ecoponto.
O discurso do professor contou com a colaboração do vereador André Bandeira (PSDB), que lembrou que a situação não é de hoje. Destacou os requerimentos já encaminhados pela Câmara sobre o tema e respostas contraditórias da administração. O vereador Gustavo Pompeo (Avante) também comentou que esse não é o único ecoponto nessa situação. “Os ecopontos são necessários, mas precisam funcionar”, colocou.
Confira, no vídeo, o discurso completo da Tribuna Popular.
Orador fala sobre alcance das drogas: 'Tragédia social e de saúde pública'
Na tribuna popular, oradora aborda a história dos Alcoólicos Anônimos
Lar dos Velhinhos busca parcerias para ampliar cuidados a idosos
Na Tribuna Popular, orador defende o esporte como prevenção ao álcool e drogas
Na Tribuna Popular, oradora cobra melhorias no bairro Vila Sônia
Na Tribuna Popular, orador pede apoio para implantação do Aeroporto Regional
Tribuna Popular apresenta trabalho do Al-Anon
Conselheira tutelar anuncia lançamento da plataforma Conexão Cidadã
Oradora frisa necessidade de ações preventivas de combate à dependência química
Orador defende que 50% do orçamento municipal seja reservado para servidores
Tribuna Popular: bióloga propõe o fortalecimento do Núcleo de Educação Ambiental
Na tribuna, oradora fala sobre Políticas Públicas e Democracia
Oradora discursa na tribuna popular e pede melhorias em praças e vias da cidade
Situação do planejamento da cidade hoje é caótica, lamenta arquiteta
Na tribuna popular, orador resgata origem histórica do Dia das Mães