EM PIRACICABA (SP) 26 DE NOVEMBRO DE 2021

No mês da consciência negra, Circuito de Palestras fala sobre racismo

O vereador Acácio Godoy (PP) ministrou palestras em escolas estaduais sobre o tema e como combater o preconceito racial




Toque na imagem para aumentar

O vereador Acácio na palestra da escola Dr. Jorge Coury

Crédito: Assessoria parlamentar


Durante este mês de novembro, alusivo à consciência negra, o vereador Acácio Godoy (PP) trabalhou no Circuito de Palestras para falar racismo, preconceito racial e empreendorismo, para alunos e professores das escolas estaduais da cidade.

No último dia 17, por exemplo, o vereador esteve na Escola Estadual Manasses Iphain Pereira, no bairro Morada do Sol, para ministrar duas palestras abordando os temas “Ancestralidade” e “Preconceito racial”. Dessas palestras participaram alunos dos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também os seus professores. O vereador foi recebido pela diretora da escola, Cláudia Ap. Roccia Lanas, que estava acompanhada da vice-diretora, Ana Karina F. L. Franco e da coordenadora, Nathalia Garcia Natal.

Já no dia 18, Acácio esteve na Escola Estadual Dr. Samuel Castro Neves, no bairro Santana, para ministrar palestras para os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O tema foi “Empreendedorismo e preconceito racial”, falando da necessidade de se combater os preconceitos dentro do ambiente escolar.  Além dos alunos também participaram vários professores.

Nessa escola, o vereador agradeceu a recepção de alunos e professores, e parabenizou pela feliz iniciativa em promover o debate de tema tão importante, principalmente no mês da consciência negra. A escola tem hoje como diretora Cirlene Aparecida Fialho Vitti, a vice-diretora é Roseli Stênico Tanajura e os professores Márcia Regina Oliveira e Adriano Domingos Ferreira.

No último dia 18, o vereador participou como palestrante do 1º Ciclo de Palestras sobre Negritude: atitude e conquistas, promovido pela Escola Estadual Dr Jorge Coury. Na ocasião, ele falou sobre “Empreendedorismo” para os alunos do Ensino Médio. Da palestra participaram professores, integrantes da Diretoria Regional, Luiz Carlos Marconi, Ilaina Henrique dos Santos, membros da equipe Secretaria Estadual da Educação, a diretora Thais Cury Pelegrinotti, vice-diretora Regina Wenzel, o coordenador-geral, professor Luis Gustavo lucattoe o professor Ronaldo José da Rocha.

Na sua palestra, Acácio destacou a necessidades dos alunos combaterem a discriminação racial no ambiente escolar para se criar uma convivência saudável, e enfatizou que “não adianta não ser racista é preciso ser antirracista”.

Encerrando o circuito, no último dia 24, Acácio Godoy ministrou palestra na Escola Estadual Dario Brasil, no bairro Pauliceia. Da palestra participaram os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e alguns professores.

Finalizando as comemorações da Semana da Consciência Negra, o tema abordado na palestra foi “Africanidade e preconceito racial”. O vereador falou sobre todos os tipos de preconceito que os jovens sofrem atualmente, principalmente no ambiente escolar. Ele agradeceu aos alunos e professores e também a direção da escola se colocando à disposição para outras palestras. A direção da escola Daria Brasil tem no cargo da diretora, Marta Oliveira, de vice-diretora, Nanci Costa, a coordenadora é Aracely Ferreira, e como apoio estão os professores Amanda Silva, Cristiane Bertoncello, José Gustavo Silva, Juliana Rodrigues.

Cidadania Acácio Godoy

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Miromar Rosa - MTB 17.063

Notícias relacionadas