EM PIRACICABA (SP) 21 DE JUNHO DE 2022

Novo comandante do 10º Baep será homenageado pela Câmara

Moção de aplausos 101/2022, do vereador Thiago Ribeiro (PSC), foi aprovada na noite desta segunda-feira (20).




Toque na imagem para aumentar

Homenagem é de iniciativa do vereador Thiago Ribeiro (PSC)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O tenente-coronel José Antonio Golini Júnior, que assumiu recentemente o comando do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), será homenageado pela Câmara Municipal de Piracicaba com a moção de aplausos 101/2022, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC), e que foi aprovada durante a 26ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (20).

No texto da propositura, o vereador informa que Golini Júnior assumiu o comando do 10º Baep no lugar do tenente-coronel Edgar Gaspar, o qual recebeu a missão de integrar o comando Policiamento de Área Metropolitano – Leste, em São Paulo.

Golini Júnior atuou na criação do novo Baep em Piracicaba, criado por meio do decreto 64.413, do então governador João Dória, em agosto de 2019, e foi inaugurado em dezembro do mesmo ano. Também esteve desde a preparação do imóvel da sede, que hoje está localizada na rua Maringá, 450, no Jardim São Francisco, até a seleção do efetivo que hoje compõe o batalhão.

Ele ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 5 de janeiro de 1993, quando foi aceito na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Depois de formado trabalhou como tenente na Zona Oeste de São Paulo (4º BPM/M) e na cidade de Ribeirão Preto durante mais de 13 anos (3º BPM/I e 51º BPM/I), sempre na área operacional, comandando pelotão de policiamento. 

Com a promoção a capitão, transferiu-se para São Paulo, onde comandou a companhia de Força Tática da Área Central de São Paulo (11º BPM/M), atuando diretamente no planejamento, execução e comando de policiamento de grandes eventos, como Réveillon na Paulista, Corrida São Silvestre, e nas manifestações do “Passe Livre”.

Em 2013, foi designado para trabalhar em Piracicaba (10º BPM/I), recebeu a missão de ser o comandante da companhia de Força Tática, atuando no combate à criminalidade, planejamento, coordenação e execução de policiamento em grandes eventos como jogos de futebol do XV de Piracicaba na primeira divisão do Campeonato Paulista, quando o Barão de Serra Negra foi palco de espetáculo entre XV e Corinthians com aproximadamente até 15 mil espectadores, sendo o maior público dos últimos tempos em Piracicaba. 

Em 2017, concluiu o Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, período em que assumiu a sessão de planejamento operacional do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

Em 2018, foi promovido ao posto de major sendo designado à função de Coordenador Operacional do 10º BPM/I. Em 2019, juntamente com um grupo de oficiais, recebeu a missão de criar o 10º Baep, desde então ocupava a função de subcomandante, até sua promoção no último dia 24 de maio de 2022, quando assumiu o comando do 10º Baep.

Legislativo Thiago Ribeiro

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas