
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Requerimento que solicitou à Câmara Municipal a realização de audiência pública é de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT)
Vereadora Rai de Almeida (PT) propôs audiência pública do Parlamento da Região Metropolitana de Piracicaba
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Dados alarmantes divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 – especialmente no que se refere aos números de crimes e casos de violência praticados no estado de São Paulo – motivaram a vereadora Rai de Almeida (PT) a propor, junto ao Parlamento da Região Metropolitana de Piracicaba e à Câmara Municipal, a realização de uma audiência pública para discutir a questão da segurança pública na região. A audiência acontece nesta quarta-feira (27), no plenário da Câmara Municipal de Piracicaba, a partir das 9h30, e foi aprovada através do requerimento nº 717/2023.
Como mostra o relatório anual do Instituto Nacional de Ensino, Estudos, Pesquisa e Projetos sobre Segurança Pública, Proteção e Promoção dos Direitos Humanos (AGM Brasil), a Região Metropolitana de Piracicaba apresenta números expressivos no que diz respeito à ocorrência de crimes variados e de toda sorte.
Especificamente no diz respeito à violência contra a mulher, por exemplo, Piracicaba registrou, apenas no primeiro semestre de 2023, o triste e trágico recorde de seis feminicídios brutais – que ganharam destaque na imprensa local e nacional. De acordo com dados divulgados pela Guarda Civil e repercutidos pela imprensa local, as cidades de Piracicaba, Capivari e Nova Odessa – se somados os casos – registraram juntas, até o começo deste semestre, 142 ocorrências de violência contra a mulher entre janeiro e agosto deste ano.
Em Piracicaba, entre janeiro e julho de 2023, de acordo com levantamento da Patrulha Maria da Penha – também divulgado pela imprensa piracicabana – foram registradas 42 conduções à delegacia e 22 prisões em flagrante. “Diante de um cenário extremamente preocupante, se faz urgente debatermos regionalmente sobre a questão da violência pública, em atividade conjunta que reúna os representantes dos municípios que compõe a região metropolitana de Piracicaba e também aqueles que atuam diretamente no campo da segurança em nossa região”, afirmou a vereadora Rai de Almeida.
“Estamos propondo essa audiência pública sobre violência pública – de maneira geral – e também uma outra especificamente sobre a violência contra a mulher, que acontecerá no mês de outubro”, informa a vereadora. “É preciso tomar medidas imediatas para tentarmos encontrar soluções realmente eficazes e que, de fato, possam trazer resultados positivos e significativos para a nossa região”, completou Rai.
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Vereadora destaca início do Plano Municipal do Livro pela Secretaria de Educação
Fórum de Tecnologia debate Plano Diretor de CTI
Prefeitura estuda reunir políticas públicas em Coordenadoria da Mulher
Dia do Rio Piracicaba é celebrado na Câmara
Vereadora cobra execução de lei sobre Wi-Fi em unidades de saúde
Vereadora faz plantio de árvore pelo Dia do Rio Piracicaba
Vereadores cobram revogação oficial dos pedágios na rodovia SP-304
Câmara realiza solenidade em comemoração ao Dia do Rio Piracicaba
Requerimento aborda atendimentos em carretas na Estação da Paulista