
Vereador destaca parceria com ETEC Ary em defesa da educação técnica
Iniciativa é do vereador André Bandeira (PSDB) e faz parte das ações da campanha "Maio Amarelo: Juntos Salvamos Vidas"
Campanha "Maio Amarelo: Juntos Salvamos Vidas"
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Os números impressionam! A média é de 32 mil mortes por ano de pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito, segundo dados levantados pelo Observatório 2020. O vereador André Bandeira (PSDB) realizou na tarde desta quarta-feira (25), um pedágio que mobilizou representantes do Corpo de Bombeiros, Hospital Unimed, grupos Pernas Caipiras, União Brasil de Ciclismo e Mais Ciclovias, além de voluntários, no cruzamento das avenidas Independência e Carlos Martins Sodero, no bairro Cidade Alta, para chamar a atenção da sociedade quanto ao grande número de mortos e feridos no trânsito brasileiro, principalmente, em Piracicaba (SP).
Motoristas, motociclistas e ciclistas, até mesmo pedestres, aplaudiam os participantes, quando o semáforo fechava. Entrava em cena, durante 60 segundos, os voluntários segurando os cartazes com as frases "Juntos Salvamos Vidas", "Eu estava sem o cinto", "Maio Amarelo" e "Vai beber? Pode deixar eu dirijo".
Vítima de um acidente automotivo que o deixou na cadeira de rodas, Bandeira fala com propriedade de causa, quando um motorista, visivelmente embriagado passou o sinal vermelho e o atingiu. "Há 26 anos sou cadeirante por causa dessa imprudência", recordou.
A mobilização no semáforo integra a campanha “Maio Amarelo: Juntos Salvamos Vidas”. O parlamentar defende que o trabalho deve acontecer anualmente “porque o Brasil continua sendo um dos recordistas mundiais em mortes no trânsito. A cada 14 minutos uma pessoa perde a vida e, a cada um minuto, uma pessoa fica com sequelas para o resto da vida”, enfatizou Bandeira.
O superintendente do Hospital Unimed, Sérgio Furtuoso, disse que a empresa interage com todas as questões de prevenção, Meio Ambiente, Esporte, Cultura, além da sua missão principal que é atuar na área da Saúde. “No nosso pronto atendimento de urgência e emergência, registramos um grande volume de acidentes. Quando falamos em prevenção a Unimed é parceira para que tenhamos um trânsito melhor”.
Os cabos do Corpo de Bombeiros de Piracicaba (SP), Guaracy Ribeiro Filho e David Antônio Filho distribuíram panfletos alertando os motociclistas sobre os cuidados na hora da pilotagem. A corporação promove há 12 anos, para alunos do oitavo e nono ano, o “Bombeiros Educadores”, “que é uma parceria do Estado com as escolas onde os profissionais vão às unidades de ensino para orientar aos estudantes sobre noções de primeiros socorros, como evitar incêndio e proteger o Meio Ambiente, entre outros temas, sempre voltados à prevenção”, explica Guaracy.
Quem deu apoio à panfletagem foi Eduardo Alves, membro do grupo União Brasil de Ciclismo. Ele estava acompanhado de Júlia Alves Pennachin e Robson Poiatti, ambos ciclistas e estudantes da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Ele disse que o município tem um fluxo de veículos muito grande, “mas, muitas pessoas se utilizam de bicicletas para se deslocar”. Ressalta o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) classifica a bicicleta como um veículo não motorizado e que tem “prioridade” sobre os motorizados. “Pelo menos é isso que diz o código de trânsito brasileiro”.
O motorista que foi abordado interagiu com a “morte”. Valéria de Barros Penatti é do movimento “Mais Ciclovias” Vestida de preta e utilizando uma máscara, simbolizando a morte, ela segurava o cartaz “Vai beber? Deixa que eu dirijo”. “Eu gostaria de acrescentar você (morte), mas se você não quer estar comigo, por favor, use o cinto de segurança no banco da frente ou no banco de trás, não beba quando vai dirigir, os motociclistas usem capacete, crianças só com 10 anos na garupa, pois estamos aqui para alertar à população a ter mais consciência no trânsito”, orientou.
O vereador André Bandeira é autor do decreto legislativo 13/2016 que dispõe sobre a participação da Câmara Municipal de Piracicaba no evento “Maio Amarelo”. Anualmente, no mês de maio, o vereador promove ações de conscientização alusivas ao Maio Amarelo.
Vereador destaca parceria com ETEC Ary em defesa da educação técnica
Empresa de contabilidade receberá moção de aplausos pelos 45 anos de existência
Empresa de automação e máquinas industriais completa 40 anos e é homenageada
Vereador destaca os 75 anos do Sindicato dos Contabilistas
Empresa será homenageada por oficina de mecânica para mulheres
Vereador participa de reunião sobre necessidades das pessoas com epilepsia
Vereador prestigia eventos voltados à inclusão e acessibilidade em São Paulo
Contas de 2022 serão avaliadas em audiência pública no dia 21 de maio
Implantação de faixa livre pela direita desafoga pontos estratégicos da cidade
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Requerimento quer detalhes sobre projeto de contribuição para iluminação pública
Câmara aprova mudança em regras do Título de Empreendedor do Município
Reunião solene vai celebrar os 60 anos do Centro de Reabilitação de Piracicaba
Vereador solicita implantação de vaga para idosos na rua Boa Morte, no Centro