EM PIRACICABA (SP) 24 DE MAIO DE 2022

Piracicaba terá o Março Lilás, de prevenção ao câncer de Colo de Útero

Proposta é do vereador Thiago Ribeiro (PSC)




Toque na imagem para aumentar

Vereador Thiago Ribeiro (PSC)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O projeto de lei 89/22, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC), que institui o “Mês de Conscientização e Prevenção do Câncer de Colo de Útero, o Março Lilás”, no calendário oficial de Eventos do Município, foi aprovado durante a 20ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (23), com substitutivo 1 da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) da Câmara Municipal.

De acordo com a propositura, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte entre as mulheres no Brasil. "Como forma de conscientizar a população sobre a doença e ajudar no enfrentamento da mesma, o Ministério da Saúde alerta para o Março Lilás, campanha de prevenção e controle. A ideia é estimular que as mulheres conheçam as principais formas de cuidado e que estejam atentas para sinais e sintomas", afirma o texto.

Também de acordo com o projeto, "o objetivo do Março Lilás é de ampliar a cobertura assistencial das mulheres com idades entre 50 e 69 anos como medida estratégica complementar ao enfrentamento dos impactos causados pela Covid-19, uma vez que, por conta da pandemia, houve redução dos procedimentos eletivos, incluindo o rastreamento e controle do câncer, pela necessidade de priorização das urgências e redução de risco de disseminação do coronavírus nos serviços de saúde".

 

Legislativo Thiago Ribeiro

Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas