EM PIRACICABA (SP) 15 DE JUNHO DE 2022

Piso irregular em escola oferece riscos a alunos, aponta professora

Situação foi conferida pelo vereador Ciro da Van em visita à Escola Municipal "Professor João Batista Nogueira", nesta terça-feira.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


O lugar onde se pisa virou motivo de preocupação para alunos e professores da Escola Municipal "Professor João Batista Nogueira", em Santa Teresinha. Desníveis, ondulações, falhas e rachaduras presentes na superfície de corredores, salas de aula, escadas e pátios já causaram quedas e colocam em alerta crianças e adultos.

Os riscos foram confirmados pelo vereador Ciro Cesar Romualdo, o Ciro da Van (Podemos), em visita nesta terça-feira (14) à unidade de ensino, que atende 486 estudantes do 1º ao 5º anos do ensino fundamental. O parlamentar pedirá à Prefeitura agilidade na execução de melhorias na escola em virtude da proximidade da comemoração dos 100 anos de fundação, no próximo dia 24 de setembro.

Como o prédio é antigo, vários equipamentos ficaram obsoletos com o tempo, como é o caso do encanamento dos banheiros que, feitos de ferro, já não permitem nem mesmo o conserto, segundo avaliação feita pelo Setor de Manutenção da Secretaria Municipal de Educação, já acionado pela diretora da unidade, Elizandra Moreno, que acompanhou Ciro da Van na visita.

Por causa de problemas na válvula, uma das quatro cabines do sanitário masculino está interditada —e tanto ele quanto o banheiro feminino carecem de reforma completa.

Mas o maior problema em todo o prédio são as irregularidades nos diferentes tipos de pisos: seja o de cerâmica, no refeitório, onde o revestimento se soltou; seja o de terra batida, no parque infantil, cheio de ondulações; seja o de grama, com vários buracos e empoçamento de água, no espaço planejado para ser um jardim; ou então o de concreto, nos corredores, nas salas de aula e na quadra, todos levantados em razão do avanço das raízes das árvores próximas.

O problema é grave a ponto de a quadra ter sido interditada para atividades físicas e, em um dos corredores, o desnível formar um degrau perigoso entre uma placa de concreto e outra. Também geram preocupação as rachaduras que há na escada que dá acesso ao primeiro andar e as trincas existentes em paredes.

Outras melhorias solicitadas por Elizandra dizem respeito à passagem de máquina para nivelamento tanto da superfície do parque infantil —já que as raízes das árvores se sobressaem e podem levar as crianças à queda— quanto de duas outras áreas, que a diretora planeja transformar em horta e jardim para leitura.

Ela também pede a manutenção no quarto em que são armazenados os materiais das aulas de educação física, tomado por infiltrações; no depósito de água, que é feito de concreto e também apresenta vazamentos; em vidros que estão quebrados e em janelas emperradas; da arquibancada e do palco no entorno na quadra; e de parte do muro que dá para a rua, inclinado desde que uma árvore que havia no local pesou contra ele.

Ciro da Van disse que a proximidade do centenário da escola enseja melhorias em todo o prédio e afirmou que vai solicitá-las à Prefeitura, reforçando pleitos já feitos pelo vereador Gilmar Rotta (PP), que também esteve no local recentemente. "Vou conversar com o Gilmar para unirmos forças e cobrarmos", declarou.

Educação Ciro da Van

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas