EM PIRACICABA (SP) 18 DE MARÇO DE 2025

PL aprovado institui no calendário oficial a campanha 'Maio Vermelho'

Trata-se do mês de conscientização e prevenção do acidente vascular cerebral; proposta foi aprovada em primeira discussão nesta segunda-feira




Toque na imagem para aumentar

Projeto de lei foi aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




Aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira (17), durante a 12ª Reunião Ordinária, o projeto de lei 25/2025 institui no calendário oficial de eventos do município o "Maio Vermelho", mês de conscientização e prevenção do AVC (acidente vascular cerebral). A proposta tem como autores o vereador Ary Pedroso Jr. (PL) e a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, e também é assinada por Rai de Almeida (PT), Marco Bicheiro (PSDB) e Felipe Dario (Solidariedade).

O AVC é uma condição clínica caracterizada pela oclusão (AVC isquêmico) ou ruptura (AVC hemorrágico) de uma das artérias que irrigam o cérebro. Cerca de 85% dos casos são AVCs isquêmicos: o tecido cerebral entra em sofrimento por falta de irrigação. Os AVCs hemorrágicos, por sua vez, são quase sempre mais dramáticos, com sangue invadindo o encéfalo e as meninges.

"Os AVCs estão entre as principais causas de morte, de incapacitação e de internações em todo o mundo, com mais de 5 milhões de óbitos e 9 milhões de sobreviventes a cada ano, tendendo a assumir ainda maior importância epidemiológica com o progressivo aumento da idade média da população", afirmam os autores.

O texto também cita os "vários fatores que aumentam o risco individual para ocorrência de um AVC: hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes, tabagismo, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo".

"Como se constata, alguns fatores são controláveis mediante a adoção de melhores hábitos de vida ou tratamento médico regular. Uma campanha bem direcionada seria muito útil para levar à população o conhecimento dessa relação e da importância de controlar os fatores de risco", argumentam os vereadores.

"Assim, um mês dedicado à causa busca ampliar a informação sobre os fatores de risco, promovendo ações preventivas que possam reduzir a incidência do AVC na população. Além disso, a identificação precoce dos sintomas (como fraqueza ou dormência súbita de um lado do corpo, dificuldade para falar, visão turva e tontura) é fundamental para que o atendimento médico seja realizado rapidamente, minimizando sequelas e aumentando as chances de recuperação", completa o texto do projeto de lei aprovado.

Legislativo Institucional Ary Pedroso Jr Silvia Maria Morales

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas