
Em resposta a vereador, Prefeitura destaca excepcionalidade do Refis
Alteração no zoneamento do Itaperu de área mista para estritamente industrial é para abrigar as novas plantas da Klabin e Raízen. Texto está em primeira discussão
Reunião ordinária de nº 64 acontece a partir das 19h30 desta segunda-feira (5)
Crédito: Gustavo Annunciato - MTB 58.557A Câmara Municipal de Piracicaba (SP) aprecia em primeira discussão na noite desta segunda-feira (5), durante a 64ª reunião ordinária, projeto de lei complementar 16/2022 que introduz alterações nas Leis Complementares nº 405/2019 (Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba) e nº 421/2020 (disciplina o uso e ocupação, parcelamento, condomínio e edificação do solo urbano).
Na prática, o Executivo solicita autorização do Legislativo para alterar o zoneamento na região do Itaperu, hoje de ocupação mista, a fim de torná-la exclusivamente industrial. O texto prevê, também, que haverá uma compensação para implantação de uma nova Zeis (Zona Especial de Interesse Social), destinada à moradia para população de baixa renda, em área que já está sendo avaliada pela Administração.
O projeto que tramita em primeira discussão na Casa foi tema de audiência pública promovida pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação no dia 18 de novembro para discutir com a sociedade e integrantes do governo Luciano Almeida (União Brasil) as mudanças propostas pelo Executivo.
Na audiência pública, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Luiz Guidotti Júnior, disse que a área estudada para a nova Zeis, embora equivalente a um quarto da que hoje é prevista no Itaperu, tem capacidade maior para receber lotes de interesse social e está inserida em uma região já contemplada com infraestrutura social.
O Executivo argumenta que a alteração é necessária para abrigar as novas plantas das empresas Klabin e Raízen. “Obtivemos sucesso em atrair a Klabin, empresa especializada em papelão ondulado e papéis para construir uma nova unidade em Piracicaba conforme já divulgado, com investimento de aproximadamente R$ 1,6 bilhão. A nova planta fabril, quando estiver pronta, deve gerar aos menos 500 vagas de emprego só na operação da fábrica, contando com uma área de aproximadamente 1 milhão de m², com 700 postos de trabalho no pico das obras da unidade”, diz uma das justificativas do projeto.
“Além disso, outra gigante do setor de energia escolheu Piracicaba, a Raízen iniciará a construção de uma nova unidade dedicada à produção de biometano, com inauguração prevista para 2023 e investimento na ordem de 300 milhões”, acrescenta o Executivo.
Na pauta consta, também, a suspensão do expediente para a explanação de Tatu Godinho, especialista no tema de violência contra a mulher, que abordará os “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. A iniciativa atende ao requerimento 744/2022, de autoria das vereadoras Rai de Almeida (PT) e Sílvia Morales (PV).
TRIBUNA POPULAR – Dois oradores estão inscritos para o uso da tribuna popular: Wander Viana Santos abordará o tema “Comemoração ao Dia da Pessoa com Deficiência e homenagem a Chico Pirata”. Já Letícia Peres Faria Françoso está inscrita para versar sobre o “Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência”.
Ao todo o plenário apreciará 19 proposituras, distribuídas em 6 moções, 11 requerimentos, 1 projeto de lei 234/2022, com parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e o projeto de lei do Executivo que altera o zoneamento no bairro Itaperu.
Os trabalhos legislativos serão transmitidos ao vivo pela TV Câmara na frequência de 11.3 UHF, além dos canais 4 da Net e 9 da Vivo Fibra. Nas redes sociais da Câmara haverá retransmissão simultânea pelo Facebook/camarapiracicaba pelo YouTube. O público poderá acessar as galerias do plenário a partir das 19h para acompanhar presencialmente.
Em resposta a vereador, Prefeitura destaca excepcionalidade do Refis
Moradores do Algodoal reclamam de alagamentos ocasionados por erosão
Vereador sugere criação de programa para pessoas em situação de rua
Vereador destaca demanda de recapeamento no bairro Vila Monteiro
"Arte Delas" define calendário de feiras e traça diretrizes para 2023
“Arte Delas”: encontro busca fortalecimento de feiras na Câmara
Presidente e secretária falam de agricultura e conservação de estradas
Executivo atende pedidos de vereador para a Praça do Parafuso
Vereador verifica mato alto nos fundos do PSF Costa Rica
Vereador acompanha serviço de poda de árvores no Altos de Piracicaba
Vereador solicita poda de árvores próximas da ‘curva do S’
Indicação encaminha ao Executivo demanda do bairro Santa Rosa Ipês
Artemis comemora 87 anos neste domingo
Em reunião, Mesa Diretora e Acipi apontam desafios da cidade para 2023
Mapeamento alimentar feito pelo Comsea é apresentado em reunião