EM RAFARD (SP) 21 DE SETEMBRO DE 2023

PMP aprova moção de vereadora por universidade federal em Piracicaba

Terceira reunião ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba aconteceu nesta terça-feira, em Rafard (SP)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


O Parlamento Metropolitano de Piracicaba aprovou, por unanimidade, moção de apoio da vereadora Rai de Almeida (PT) endereçada ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, pela implantação de uma universidade federal em Piracicaba no campus Taquaral, desativado pela Unimep.

A moção pede também para que os dois chefes das Casas Legislativas façam gestão junto ao ministro da Educação, Camilo Santana, para que a implantação aconteça. A aprovação, no Parlamento Metropolitano, ocorreu na terceira reunião ordinária de 2023, realizada na Câmara Municipal de Rafard (SP) na terça-feira (19).

No último dia 2 de março, lideranças representativas de Piracicaba e região lançaram o "Manifesto pela Expansão e Diversificação da Educação Universitária Pública de Piracicaba" e, como prioridade estratégica, passaram a lutar pela implantação de uma universidade federal em Piracicaba —"medida urgente e necessária", como entendem os representantes do movimento, para tentar suprir a lacuna deixada na região por conta da crise da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

"Apresentamos essa moção de apoio ao Parlamento Metropolitano de Piracicaba como parte de nossos esforços para que a Região Metropolitana também se engaje e participe conosco da luta por uma universidade federal para Piracicaba e região", destacou Rai de Almeida. "Nesse sentido, a aprovação dessa moção ganha peso expressivo na nossa jornada, uma vez que o Parlamento Metropolitano de Piracicaba é composto por vereadores e vereadoras que representam 24 municípios", destaca a autora da propositura.

A moção de Rai de Almeida destaca que o patrimônio imobiliário do campus Taquaral da Unimep tem área de 360 mil metros quadrados —com alta qualidade de instalações, inclusive equipamentos como 130 salas de aula, biblioteca com 384 mil volumes, 50 laboratórios, complexo esportivo com ginásio e piscina olímpica, além de teatro, dotado de uma sala para 787 lugares e outra para 193 lugares.

As edificações que compõem o patrimônio imobiliário do campus obedecem a um layout destinado especificamente para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, destaca a vereadora. "É muito importante que esse campus possa ser incorporado pela União para que continue a se destinar a atividades acadêmico-científicas e artísticas que beneficiem a região e o país como um todo", completa Rai de Almeida.

Educação Rai de Almeida

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas