Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
Política Municipal da Primeira Infância envolve ações intersetoriais
Proposta é do vereador Thiago Ribeiro (PSC) e integra o projeto de lei 103/2021, em tramitação na Câmara.
Em tramitação na Câmara sob a forma do projeto de lei 103/2021, apresentado pelo vereador Thiago Ribeiro (PSC), a Política Municipal para a Primeira Infância envolve diretrizes de ações intersetoriais com o objetivo de proteger a integridade da criança, possibilitando acesso à saúde, à educação e à assistência social. O PL deu entrada no Legislativo no último dia 26 e agora aguarda parecer da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação).
“O projeto de lei em questão tem como objetivo a proteção da primeira infância por intermédio de princípios e diretrizes que promoverão um suporte aos direitos das crianças. Cria, portanto, uma política municipal com peculiaridades intersetoriais”, aponta o autor da propositura. Ribeiro esclarece que o PL envolve uma “subdivisão de tarefas em demais ramos”, onde se dá uma integração de responsabilidades entre o Munícipio, famílias e sociedade.
O artigo 6o do PL determina ações multidisciplinares, como na educação, onde prevê universalização da educação infantil para as crianças de 4 e 5 anos, atendimento total na creche para crianças de zero a 3 anos segundo a demanda, priorizando as situações de pobreza e extrema pobreza, vulnerabilidade social e riscos ao desenvolvimento; envolve ainda educação integral, melhoria permanente da qualidade da oferta, ampliação da participação da família no planejamento e nas ações escolares, entre outras diretrizes.
Já no setor de saúde, o PL define o atendimento desde a gestação, com orientação, preparo e amparo da gestante e sobre o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê e da criança pequena. Estabelece atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, à promoção da amamentação no local de trabalho, implementação dos “dez passos para o sucesso do aleitamento materno”, o aconselhamento qualificado, entre outros.
O apoio à formação, fortalecimento ou restauração do vínculo afetivo entre a criança, a família e a comunidade integra o setor de assistência social, que ainda envolve adoção de medidas sociais preventivas e ampliação dos programas de atendimento à criança na primeira infância em situações de vulnerabilidade e risco, priorização do Programa Família Acolhedora e o apoio à participação das famílias em redes de proteção e cuidado da criança, dentre outras diretrizes.
Em cultura e lazer, a política municipal aponta o respeito à formação cultural da criança relativamente à identidade cultural e regional e à condição socioeconômica, étnico-racial, linguística e religiosa, envolvendo a participação das crianças em manifestações artísticas e culturais, com ênfase no patrimônio cultural de seus territórios e da cidade, realização de exposições itinerantes, bem como de programas de visitas a museus, exposições e feiras culturais e ampliação dos espaços e programas de lazer e recreação.
“Este projeto dita princípios e diretrizes que promoverão um suporte aos direitos das crianças em sua primeira fase de vida”, defende o autor do PL.
Notícias relacionadas
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia
Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Empresa especializada em calibração de equipamentos será homenageada
Associação Remo de Piracicaba receberá moção de aplausos da Câmara
Aprovado o Programa de Fomento às Cadeias Produtivas Agropecuárias
Associação dos Engenheiros e Arquitetos receberá moção de aplausos
Atleta campeã panamericana de Kickboxing receberá moção de aplausos
Câmara aprova quatro votos de congratulações
Câmara aprova instituição de duas novas reuniões solenes