Indicação pede reparos em rua no Centro de Piracicaba
Prefeitura deverá divulgar localização de radares no município
A lei, proposta pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), determina que o município divulgue a localização e o horário de funcionamento de todos os equipamentos de fiscalização
Vereador Pedro kawai (PSDB) é o autor da lei
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Está em vigor a Lei nº 10.082/2024, que estabelece novas diretrizes para a divulgação da localização e funcionamento dos equipamentos eletrônicos (radares) de fiscalização de trânsito utilizados no município. A medida visa a aumentar a transparência e garantir que os cidadãos estejam bem informados sobre onde e como são aplicadas as multas por infrações de trânsito.
A lei, proposta pelo vereador Pedro Motoitiro Kawai (PSDB), determina que o município divulgue em seu site institucional a localização e o horário de funcionamento de todos os equipamentos de fiscalização, incluindo câmeras de monitoramento, radares fixos, móveis, estáticos e portáteis. Além disso, a legislação obriga a divulgação do limite máximo de velocidade permitido nas vias fiscalizadas.
A lei foi sancionada pelo presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão após a falta de manifestação do prefeito Luciano Almeida (PP), que tinha o prazo de 15 dias para sancionar ou vetar.
Principais Pontos da Lei:
Divulgação On-line: A prefeitura deverá disponibilizar em seu site oficial a localização exata e os horários de funcionamento de todos os equipamentos de fiscalização de trânsito.
Equipamentos Abrangidos: A lei se aplica a todos os tipos de equipamentos, sejam câmeras de monitoramento, radares fixos, móveis, estáticos ou portáteis.
Limite de Velocidade: O limite máximo de velocidade permitido nas vias fiscalizadas também deverá ser informado.
A lei entrou em vigor a partir da data de sua publicação, na última quarta-feira (22). Para o vereador Pedro Kawai, a nova norma representa um passo significativo para aumentar a transparência nas ações de fiscalização de trânsito em Piracicaba. "A intenção é que, com essas informações acessíveis ao público, haja uma maior conscientização sobre o cumprimento das leis de trânsito, contribuindo para a segurança nas vias", avaliou.
O vereador ainda destacou a importância da nova medida. "A sanção desta lei é um avanço crucial para a nossa cidade. A transparência é um dever do Poder Público, princípio previsto na Constituição e, com a divulgação das informações sobre a fiscalização de trânsito, estamos garantindo que os munícipes da nossa cidade estejam bem informados e conscientes sobre as regras de trânsito. Esta medida não apenas aumenta a confiança na administração pública, mas também contribui para a segurança de todos nas nossas vias", afirmou.
Notícias relacionadas
Indicações propõem melhorias de trânsito nas proximidades da LBV
Vereador solicita melhorias para a praça Marcos Contarini, na Paulista
Vereador pede à Prefeitura a instalação de lombada na rua José Detoni
Galeria entupida causa transtornos para comerciantes no Paulista
ETA Luiz de Queiroz deve atingir capacidade máxima em 10 dias
Vereador solicita melhorias para o Jardim Parque Jupiá
Vereador protocola três indicações para melhorias no bairro Bongue
Vereador solicita academia e playground para o Jardim Caxambu
Vereadores participam de solenidade pelos 49 anos do 10º BPM/I
Vereador encaminha ao Executivo pedidos de moradores do Nova Suíça
Câmara enaltece campeã panamericana de Kickboxing
Pedro Motoitiro Kawai (PSDB)
Voto de congratulações contempla piracicabano nas Olimpíadas de Paris
Vereador pede manutenção no bairro Javary I