EM PIRACICABA (SP) 17 DE MAIO DE 2021

Prefeitura veicula campanha por uso de máscara, defendida em indicação

Vereadora Rai de Almeida havia apontado ao Executivo a necessidade de reforçar a importância da proteção facial no combate ao contágio pelo novo coronavírus.




Toque na imagem para aumentar

Rai de Almeida, de máscara em reunião na Câmara, defende conscientização sobre a importância da proteção facial

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




A Prefeitura de Piracicaba está veiculando campanha institucional para reforçar à população a importância do uso de máscara, aliado a outros comportamentos, para conter o contágio pelo novo coronavírus. A medida vem ao encontro do pedido feito ao Executivo pela vereadora Rai de Almeida (PT) na indicação 1.786/2021, encaminhada em processo digital em 9 de abril.

A campanha, concebida pelos servidores do Centro de Comunicação Social da Prefeitura e composta por vídeos e cards divulgados nas redes sociais, lembra que todo cidadão é "Obrigado a usar" a proteção facial e agradece quem põe em prática esse gesto consciente: "Obrigado por usar". O uso da máscara é lei e previsto no decreto estadual 64.959, de 4 de maio de 2020.

"A pandemia não acabou. O uso de máscara, a higienização constante das mãos e o distanciamento seguro são as principais ferramentas para combater a Covid-19. E pra você que faz a sua parte, obrigado! Obrigado a usar, obrigado por usar!", diz a mensagem veiculada no material, sob o lema "Todos juntos na luta contra a Covid-19".

Com 908 óbitos causados pela doença e 48.127 casos, sendo 191 novos registros de contaminação confirmados nesta segunda-feira (17), Rai de Almeida enfatizou a importância do uso da máscara para conter o contágio, conforme recomendam as autoridades em saúde, e disse esperar que o trabalho de conscientização seja reforçado pelos meios de comunicação.

"Vejo de forma positiva que a Prefeitura tenha acatado nossa indicação. Esta é uma cobrança que temos feito durante esse período: para que o Executivo adote uma campanha de massa, robusta, com grande repercussão na mídia, sobre a obrigatoriedade do uso da máscara, porque ela é um dos equipamentos que dão grande proteção para não propagar o vírus por meio das gotículas que saem quando falamos, quando respiramos", comentou a vereadora.

"Infelizmente, Piracicaba não tem adotado nenhuma medida com vista à obrigatoriedade do uso da máscara: vemos a população circulando por todos os cantos sem que esteja usando. Precisamos reforçar o uso, porque ela traz grandes benefícios, comprovados pela Vigilância Sanitária, pela Organização Mundial da Saúde e por todos os profissionais da ciência", acrescenta a parlamentar.

SAIBA MAIS - Rai de Almeida, que já havia feito a defesa do uso da proteção facial em reuniões ordinárias da Câmara, solicitou à Prefeitura, na indicação 1.786/2021, a "realização de campanha publicitária intensa e em larga escala sobre a necessidade do uso de máscaras de proteção à Covid-19", em possível parceria com a Câmara, a imprensa local, associações industriais e comerciais e outras instituições públicas e privadas da cidade.

Ela lembra que o decreto municipal 18.269/2020, da gestão passada, "estabelece que serão responsáveis pela fiscalização do uso de máscaras contra a Covid-19, quando as ações forem de competência municipal, a Secretaria Municipal de Saúde (por meio da Vigilância Sanitária), a Guarda Civil Municipal e o serviço de proteção e defesa do consumidor e, nas ações estaduais, os órgãos de segurança estadual e demais serviços".

Legislativo Coronavírus Rai de Almeida

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas