
'Doador de Sonhos': programa de doação de livros infantis é aprovado na Câmara
Procuradoria Especial da Mulher reivindicou, durante reunião, a criação de uma Vara Especial no Fórum de Piracicaba para acolher os casos de violência contra a mulher
Procuradoria Especial da Mulher cobra uma Vara Especial no Fórum para acolher os casos de violência contra a mulher
Crédito: Assessoria parlamentarA vereadora Rai de Almeida (PT), que lidera a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Piracicaba, esteve junto com Fabiana Menegon, coordenadora do Cram (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), e com Elisângela Pauli Tebet, presidente do Conselho Municipal da Mulher, em reunião nesta quinta-feira (28) com o juiz Marcos Douglas Balbino da Silva, diretor do Fórum de Piracicaba, e com o juiz da 3ª Vara Criminal de Piracicaba, Rodrigo Pares Andreucci.
O objetivo foi discutir o pedido da Procuradoria para a criação de uma Vara Especial para acolher os casos de violência contra a mulher. Aos juízes, Rai de Almeida externou sua preocupação com o aumento da violência contra as mulheres, dos casos de feminicídio e dos pedidos de medidas protetivas registrados até setembro em Piracicaba.
A vereadora ressaltou que a criação de uma Vara Especial para lidar com casos de violência contra a mulher possibilitaria que um mesmo juiz ficasse demandado para esses atendimentos, tornando-os mais ágeis e evitando disparidades nas decisões de casos semelhantes, como costuma ocorrer quando magistrados diferentes atuam na mesma Vara.
Rai de Almeida, Marcos Douglas e Rodrigo Andreucci afirmaram que a criação da Vara Especial é um "desejo antigo", que os magistrados disseram "há tempos" pleitear junto ao Tribuna de Justiça de São Paulo. No entendimento do Tribunal, o número de casos de violência contra a mulher, apesar de elevado, ainda não contempla o necessário para que, dentro do regramento da instituição, uma vara específica seja aberta na cidade. Os magistrados ponderaram que nenhuma cidade do porte de Piracicaba possui uma Vara Especial como a pleiteada pela vereadora e pelas representantes do Conselho Municipal da Mulher e do Cram.
"Há essa questão técnica, que é o número de casos de violência para que seja autorizada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a criação dessa vara específica para as mulheres. Mas isso é um paradoxo", comentou Rai de Almeida. "Afinal, queremos uma Vara Especial para que o número de casos de violência diminua; no entanto, para que essa vara possa ser criada, precisamos de um volume maior de casos. É inaceitável", disse a vereadora, que agradeceu aos juízes "a gentileza da acolhida e o empenho em terem solicitado ao TJ-SP, em 2019, a criação dessa vara".
"Entendemos que há um regramento técnico que está acima da vontade dos diretores do Fórum de Piracicaba e agradecemos a eles pela acolhida dessa luta e pela preocupação, conosco compartilhada, no que diz respeito à necessidade de ter essa vara específica em Piracicaba", afirmou Rai de Almeida.
"Diante disso, vamos seguir até instâncias superiores e falaremos até com o governador do Estado, se preciso for, para que essa nossa importante demanda seja atendida", comentou a vereadora. "É necessário esse investimento no Judiciário local. Uma questão técnica não pode se sobrepor aos benefícios que a criação dessa vara traria tanto às mulheres de Piracicaba quanto ao próprio Judiciário local", concluiu a parlamentar.
'Doador de Sonhos': programa de doação de livros infantis é aprovado na Câmara
Vereadora questiona parceria do município com OAB e empresa de assessoria
Vereadora destaca importância da ponte Irmãos Rebouças
Vereadores participam de ato público pelos 150 anos da ponte Irmãos Rebouças
Requerimento cobra informações sobre cargos do Semae e de todas as secretarias
Câmara aprova moção de apoio a auditores e analistas da Receita Federal
Requerimento quer informações sobre estabelecimento voltado ao segmento pet
Vereadora solicita informações sobre situação de Centro Comunitário
Requerimento solicita informações sobre licitações canceladas
Vereadora pede informações sobre empresa de comercio de equipamentos e serviços
Câmara aprova solene em homenagem à "Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha”
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
Vereadora faz visita técnica a bibliotecas de São Paulo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba