
Câmara discute ampliação de assentos para obesos em estabelecimentos
Parecer contrário a PL foi derrubado; texto entrou em votação em duas discussões nas sessões extraordinárias em seguida
Autor do projeto, vereador Cássio Luiz, defendeu que projeto não onera a Prefeitura
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 28ª e 29ª reuniões extraordinárias, nesta quinta-feira (15), o projeto de lei Nº 241/22, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio “FalaPira” (PL), que cria o programa de incentivo à doação de cabelos para a produção de perucas para pessoas carentes em tratamento de câncer no município de Piracicaba. As matérias foram aprovadas em primeira e segunda discussão.
A propositura havia recebido parecer contrário da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) por vício de iniciativa. No entanto, o parecer foi derrubado por 20 votos contrários e um favorável durante a 66ª reunião ordinária, que aconteceu antes das extraordinárias.
“O projeto não onera em nada o município. A Prefeitura pode fazer parcerias com ONGs e salões de cabeleireiros e fazer a divulgação pelos meios de comunicação do poder público”, defendeu o autor do projeto, na discussão do parecer. “Não entendi a justificativa do parecer. A campanha vai ajudar mulheres de comunidades carentes”.
Em aparte, a vereadora Rai de Almeida (PT) avaliou que o parecer contrário não fazia sentido, já que a proposta não altera a estrutura da Prefeitura e não cria despesas. “É apenas um incentivo, um estímulo. Tem extrema relevância e muita gente gostaria de fazer a doação e talvez não saiba dos canais para fazer”, colocou.
O presidente da Casa, Gilmar Rotta (PP), chegou a sugerir o adiamento do parecer por cinco reuniões para que a justificativa fosse melhor estudada. O vereador Gustavo Pompeo (Avante) oficializou o pedido de adiamento do parecer por três reuniões, mas foi rejeitado pela maioria. “Independente da lei, acredito que fazer uma campanha seria mais profícuo”, afirmou Pompeo.
O parecer entrou em votação e foi rejeitado pelo Plenário, o que tornou o projeto apto a entrar em votação logo em seguida nas extraordinárias. Na discussão do parecer, a vereadora Ana Pavão (PL) se emocionou ao citar a experiência pessoal com a doença e também uma campanha de arrecadação de cabelos que existe desde 2017.
Confira, nesta página, o vídeo com a discussão do parecer durante a 66ª reunião ordinária.
Câmara discute ampliação de assentos para obesos em estabelecimentos
Vereadora participa do 1º Fórum “Violência Política de Gênero”
Dia Mundial da Água: vereadora defende ampliação de políticas públicas
Delegada da Mulher de Capivari será homenageada na Câmara
Contratação de assessoria pela Prefeitura sem licitação é questionada
Vereador questiona contratação de prestador de serviço pela Prefeitura
Lombada na rua Campos Salles, no centro, é solicitada
Campo e vestiário do Mário Dedini estão em situação precária
Desenhista será homenageado por mostra artística no Instituto Formar
Requerimento questiona inserção de slogan em carros da prefeitura
Líder do Ministério Infantil da IEQ será congratulada pela Câmara
Diretor de escola do Jardim Gilda receberá Voto de Congratulações
Falta de manutenção em campos e quadras de areia motiva requerimento
Laboratório municipal é denominado de ‘Dr. Wilson Roberto Barros’
Câmara aprova identificação de pessoas com deficiência não visível