
Bloco da Ema completa 20 anos e recebe homenagem da Câmara
Homenagem marca trajetória de Fábio Cardoso Monteiro na rádio Rádio Educativa FM
A moção 103/2024, de aplausos à Rádio Educativa FM, na figura do radialista Fábio Cardoso Monteiro, em comemoração aos 75 anos do programa musical “Pelos Caminhos da Saudade”, foi entregue na noite desta quinta-feira (21), durante a 71ª Reunião Ordinária de 2024.
A iniciativa da homenagem é do presidente da Câmara, Wagner Oliveira (PSD), o Wagnão. “Para mim é um motivo de orgulho. Eu também sou radialista e tenho meu DRT. A gente trabalha na Rádio Educadora aos domingos. E olha a importância de uma rádio na cidade em que a gente mora. Era, na época, PRD-6 quando iniciou esse programa”, declarou.
O vereador destacou que, depois de muitos anos, o homenageado reativou o programa e tem levado alegria a todos os lares piracicabanos, a lares de cidades de todo o Brasil e até internacionalmente. “Quero agradecer aqui o trabalho que você tem feito para manter viva essa cultura na cidade de Piracicaba. Além de apresentar o programa, você é um grande seresteiro, que ali você mata a cobra e mostra o pau”, declarou.
“Só tenho realmente a agradecer à Prefeitura Municipal e à Câmara de vereadores por esta oportunidade. Nosso muito obrigado mesmo”, agradeceu o homenageado, Fábio Cardoso Monteiro.
O vereador Pedro Kawai (PSDB) destacou que a moção é "merecidíssima", ressaltando a história do homenageado com a seresta na cidade. Segundo Kawai, essa trajetória "não é só profissional, é uma história de amor e carinho pela cultura, pela seresta e pelos que passaram".
A vereadora Rai de Almeida (PT) também destacou a relevância de Fábio Cardoso Monteiro. “Ele é o grande criador do projeto Seresta, que, por muitos anos, durante o governo de José Machado, fez história. Foi algo inédito para nós, para a cidade de Piracicaba”, destacou.
O vereador Paulo Camolesi (PSB) parabenizou o homenageado. “Fabinho, parabéns pela homenagem. Você mora no coração. Parabéns!”.
Rádio - O programa radiofônico “Pelos Caminhos da Saudade” foi criado em 1949 por Arthêmio de Lello, então com 13 anos, e transmitido inicialmente pela Rádio PRD-6. Com meia hora de duração, conquistou popularidade e passou a ser transmitido diariamente.
Após o afastamento de Arthêmio nos anos 1960, Manoel Lopes Alarcón assumiu o programa até 1991, seguido por Alícia Nascimento e Geraldo Nunes, que conduziu a atração até 2000.
Após três anos fora do ar, o programa retornou em 2003 na Rádio Educativa FM, graças à parceria de Arthêmio com Fábio Cardoso Monteiro e Bene Galter.
Hoje apresentado por Fábio Monteiro, músico e pesquisador cultural, o programa preserva e divulga a cultura da seresta, incluindo músicas de grandes nomes como Francisco Alves, Carlos Galhardo e Dolores Duran. Além de educativo, com informações sobre canções e seus compositores, o programa alcança ouvintes no Brasil e no exterior, mantendo viva a memória musical e o espírito cultural de Piracicaba.
Bloco da Ema completa 20 anos e recebe homenagem da Câmara
Estudante recebe homenagem por prêmio em Concurso Internacional
Advogado recebe homenagem por assumir Comissão de Direito Empresarial
Vereador pede informações sobre recursos destinados ao Disk Animais
Escola José Romão recebe homenagem pelo centenário de fundação
Habitação, saúde e proteção animal dominam debates entre vereadores
Empresa de perfumaria recebe voto de congratulações
Solenidade celebra participantes de clubes vocacionados ao serviço
Moção de aplausos proposta por vereadores destaca os 190 anos da Alesp
Novo Comandante da Guarda Civil recebe voto de congratulações
Vereador aponta falta de condições adequadas no curral municipal
Manutenção de estradas e abrigo de animais são abordados na Tribuna
Dupla sertaneja é homenageada com moção de aplausos
Vereadores demonstram preocupação com casos de dengue
Mandato coletivo entrega homenagem à Associação Remo de Piracicaba